Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” aceita candidaturas

Representação da Comissão Europeia em Portugal lança concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”. O concurso tem como objetivo premiar projetos e ideias inovadoras que promovam a democracia digital.

Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” recebe candidaturas
Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” recebe candidaturas. Foto: Rosa Pinto

O concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, da Comissão Europeia, permite oferecer formação e de um valor monetário que apoia o arranque dos projetos. A Representação da Comissão Europeia em Portugal indicou que as candidaturas para participação encontram-se abertas a partir de 27 de fevereiro e até 25 de março de 2018.

Em 2018 o concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” possui um novo modelo em comparação com as edições anteriores, dado que a Comissão Europeia vai atribuir dois prémios:

o Prémio “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, no valor de 6 000 euros, é atribuído a projetos de base tecnológica e digital em áreas como a indústria 4.0 e E-Comércio, cibersegurança e economia de dados europeia, cidades inteligentes e tecnologias de rede, saúde e bem-estar, agricultura inteligente e economia circular, media e cultura digital, sociedade digital e sustentabilidade e a inteligência artificial;

o Prémio especial “Democracia Digital”, no valor de 4 000 euros, é atribuído a projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal (RCEP) vai durante o período de candidatura, de 6 a 16 de março, realizar ‘seedcamps’, ou seja, sessões compostas por esclarecimentos sobre a preparação das candidaturas e por uma parte de formação e mentoria na conceção do modelo de negócio.

As seedcamps vão decorrer em várias cidades do país:

6 de março, no Scale Up Porto.

7 de março, na Startup Braga.

8 de março, no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante.

14 de março, na Universidade de Aveiro

15 de março, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

16 de março, no Parque de Ciência e Tecnologia, em Évora.

Após o prazo de candidaturas, a RCEP indicou que são selecionados 12 projetos finalistas, com os vencedores a ter acesso a várias ações de formação, nomeadamente:

Bootcamp, onde são abordados temas de gestão fundamentais para a capacitação para o empreendedorismo;

Coaching, onde são desenvolvidos modelos de negócio;

e o Pitch review, oportunidade para as equipas apresentarem o seu projeto a um júri de feedback que tem por função fazer uma crítica construtiva das apresentações, ajudando a melhorá-las antes das apresentações perante o júri da sessão de concurso.

O Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” tem vindo a distinguir ideias e projetos que ganharam um lugar de destaque após a participação no concurso – como é o caso dos projetos Mater Dynamics, em 2015, ou ainda o BigEye Smart Fishing Software em 2016.