Conferência sobre o Futuro da Europa vai dar voz aos europeus

Declaração Conjunta para a realização da Conferência sobre o Futuro da Europa foi hoje assinada pelo Presidente do Parlamento Europeu, António Costa, em nome da Presidência da União Europeia, e pela Presidente da Comissão Europeia.

Conferência sobre o Futuro da Europa vai dar voz aos europeus
Conferência sobre o Futuro da Europa vai dar voz aos europeus. Antonio Costa, David Sassoli e Ursula von der Leyen. Foto: © UE

Qual o futuro da Europa? Uma iniciativa do Parlamento Europeu, Presidência do Conselho da União Europeia e Comissão Europeia lança uma série de debates e discussões que permitirão aos cidadãos de todos os cantos da Europa partilhar ideias para ajudar a construir o futuro da Europa.

Uma Conferência que tem por objetivo conferir aos cidadãos um papel mais importante na definição das políticas e das ambições da União Europeia, e desta forma melhorar a resiliência da União face às crises económicas ou sanitárias. Uma iniciativa que irá criar um novo fórum público para um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os europeus sobre questões que lhes tocam de perto e que afetam a sua vida quotidiana.

Os três líderes, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, e António Costa, na qualidade de presidente do Conselho da União Europeia, assinaram hoje uma Declaração Conjunta que define o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Para o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, “o dia de hoje assinala um novo início para a União Europeia e para todos os seus cidadãos. Com a Conferência sobre o Futuro da Europa, todos os cidadãos europeus e a nossa sociedade civil terão uma ocasião única para construir o futuro da Europa, um projeto comum que permite o bom funcionamento da democracia europeia.”

António Costa, em nome da Presidência do Conselho da União Europeia referiu: “A convocação da Conferência sobre o Futuro da Europa é uma mensagem de confiança e de esperança para o futuro que enviamos aos europeus. Confiança de que ultrapassaremos a pandemia e a crise; esperança de que, em conjunto, construiremos uma futura Europa justa, ecológica e digital.”

Da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, veio o convite para todos os europeus se exprimam. “Para dizerem em que Europa querem viver, para a moldarem e para unirem forças para ajudar a construí-la. As expectativas dos cidadãos são claras: querem ter uma palavra a dizer sobre o futuro da Europa, sobre as questões que afetam a sua vida. A promessa que fazemos hoje é igualmente clara: comprometemo-nos a ouvir os europeus e, em seguida, agiremos.”

A Declaração Conjunta apresenta uma lista não exaustiva dos temas possíveis a abordar na Conferência. Menciona a saúde, as alterações climáticas, a justiça social, a transformação digital, o papel da União Europeia no mundo e o reforço dos processos democráticos que governam a União Europeia. Estes temas correspondem às grandes prioridades da União Europeia e às questões levantadas pelos cidadãos nas sondagens de opinião. Mas caberá aos participantes decidir quais os temas a abordar na Conferência.

A Conferência utilizará vários fóruns, incluindo fóruns virtuais e, sempre que possível, também de forma presencial, no respeito das normas contra a propagação da COVID-19. Através de uma plataforma digital multilingue interativa os cidadãos e às partes interessadas podem apresentar ideias, participar em eventos e organizar outros.