Correios do Brasil e OPAS lançam selos COVID-19

Emissão de selos de correio informativos sobre a COVID-19 foi lançada pelos Correios brasileiros em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde. A iniciativa é considerada importante no combate à infodemia.

Correios do Brasil e OPAS lançam selos COVID-19
Correios do Brasil e OPAS lançam selos COVID-19. Foto: DR

Os Correios do Brasil em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram quarta-feira, 8 de julho, selos em homenagem aos trabalhos de combate à pandemia da COVID-19. Um trabalho de arte, de Alan Magalhães, que apresenta o mapa-múndi aplicado em fundo azul e verde.

Informação nos selos

A imagem dos selos reforça as recomendações para a prevenção contra a propagação do novo coronavírus: higienizar as mãos e os objetos pessoais (como o telemóvel), ficar em casa se possível, evitar aglomerações e contato físico, manter os ambientes arejados e não partilhar objetos pessoais (como pratos e talheres) nem se automedicar.

Os selos também reforçam a importância da ciência e tecnologia, principalmente neste momento de pandemia. Por ser um vírus novo, os seres humanos não têm imunidade natural para se proteger. Por isso, as investigações científicas são essenciais para o desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19 e a identificação ou criação de medicamentos eficazes para tratar os pacientes e salvar vidas.

“Ficamos muito felizes e gratos com esta parceria com os Correios, uma instituição que tem servido o Brasil por mais de três séculos. Estes selos têm muita importância, porque trazem as medidas que nós temos que tomar para nos proteger e proteger nossas famílias contra a infeção pela COVID-19”, referiu Socorro Gross, representante da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

Outro ponto destacado nas imagens é o papel fundamental que os profissionais de saúde e os de outros serviços essenciais têm na manutenção da vida, na limpeza, na segurança, na alimentação e na entrega em tempo oportuno de produtos e alimentos. “São uma forma de reconhecer o trabalho que muitos profissionais fazem diariamente, muitas vezes deixando seus entes queridos para prestar serviços essenciais à nossa sociedade”, referiu Socorro Gross.

Para a OPAS os selos chamam a atenção para a necessidade de ser ter consciência, responsabilidade e solidariedade no combate à COVID-19. Essa é uma mensagem chave, porque ninguém estará seguro desse vírus até que todas as pessoas estejam seguras.

Apoio da OPAS ao Brasil

A OPAS e a OMS têm vindo a prestar apoio técnico ao Brasil, em as ações que envolvem as autoridades nacionais, estaduais e municipais, principalmente do Ministério da Saúde. Entre o apoio está o aumento da capacidade de vigilância e diagnóstico, o fortalecimento do rastreio dos contactos de pessoas infetadas com coronavírus, à tomada de decisão sobre endurecimento ou afrouxamento das medidas de distanciamento social, à partilha das evidências científicas mais recentes e inovadoras e à promoção da saúde mental durante a pandemia de COVID-19.

Outra medida essencial que tem vindo tida é o combate à infodemia, ou seja, ao excesso de informações (umas verdadeiras e outras falsas) sobre um problema, que dificulta a identificação de fontes e orientações confiáveis. Durante uma emergência de saúde pública, a infodemia pode espalhar informações erradas ou falsas e boatos. Também pode prejudicar uma resposta efetiva, bem como criar confusão e desconfiança nas pessoas no que diz respeito às soluções ou orientações para prevenir uma doença, indicou a OPAS.

Correios do Brasil e OPAS lançam selos COVID-19
Correios do Brasil e OPAS lançam selos COVID-19