COVID-19: Reino Unido coloca Portugal na lista amarela de viagens seguras

Portugal passa para a lista amarela do Reino Unido de viagens seguras. As restrições aos viajantes entram em vigor a partir de terça-feira, 8 de junho. A decisão de Londres deve-se possíveis variantes preocupantes e mutações emergentes do coronavírus.

COVID-19: Reino Unido coloca Portugal na lista amarela de viagens seguras
COVID-19: Reino Unido coloca Portugal na lista amarela de viagens seguras

O Reino Unido atualizou hoje, 3 de junho de 2021, a sua lista de países para viagens internacionais, e coloca Portugal na lista amarela com a justificação de salvaguardar a saúde pública contra variantes preocupantes do coronavírus que causa a COVID-19 e proteger a campanha de vacinação.

Nesta atualização o Reino Unido incluiu sete países, incluindo Sri Lanka e Egito, que foram adicionados à lista vermelha. As medidas das alterações nas listas entrarão em vigor às 4h00, de terça-feira, 8 de junho.

A justificação do Governo de Londres em colocar Portugal, incluindo Madeira e Açores, na lista amarela segue-se ao aumento da preocupação com a disseminação de variantes do coronavírus, incluindo uma mutação da variante Delta, e o risco das pessoas que regressam ao Reino Unido, se não forem obrigados a uma quarentena.

A situação em Portugal tem exigido uma ação rápida para proteger os ganhos obtidos com o lançamento da vacina. No entanto, verificou-se quase o dobro da taxa de positividade do teste COVID-19 em Portugal desde a primeira revisão das listas, ultrapassando largamente a positividade do Reino Unido. O Governo Londrino refere que foram identificados em Portugal 68 casos da variante Delta preocupante, incluindo casos da variante Delta com uma mutação adicional potencialmente grave.

Grant Shapps, Secretário de Transporte do Governo de Londres, referiu: “O público sempre soube que as viagens seriam diferentes este ano e devemos continuar a adotar uma abordagem cautelosa para reabrir as viagens internacionais para proteger a saúde pública e a distribuição da vacina”.

O Governante continuou: “Embora estejamos a fazer grandes progressos no Reino Unido com a implementação da vacina, continuamos a dizer que o público não deve viajar para destinos fora da lista verde”.