Crianças com COVID-19 podem apresentar sintomas neurológicos

COVID-19 está associada a dores de cabeça e outras alterações neurológicas em crianças. Estudo mostra que crianças hospitalizadas com COVID-19 e com sintomas neurológicos têm maior probabilidade de virem a necessitar de Cuidados Intensivos.

Crianças com COVID-19 podem apresentar sintomas neurológicos
Crianças com COVID-19 podem apresentar sintomas neurológicos. Ericka Fink, intensivista pediátrica do Hospital Infantil UPMC de Pittsburgh. Foto: UPMC

As crianças que testam positivo à COVID-19 que necessitam de ser hospitalizadas e que desenvolvem sintomas neurológicos são mais propensas a precisar de cuidados intensivos do que as que não apresentam esses sintomas.

Um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh publicado na Pediatric Neurology mostra que 44% das crianças hospitalizadas com COVID-19 desenvolveram sintomas neurológicos, como cefaleia e encefalopatia aguda, e que essas crianças apresentaram maior probabilidade de necessitar de Cuidados Intensivos.

“O vírus SARS-CoV-2 pode afetar pacientes pediátricos de diferentes maneiras: pode causar doença aguda, em que a doença sintomática surge logo após a infeção, ou as crianças podem desenvolver uma condição inflamatória chamada MIS-C semanas após a eliminação do vírus”, referiu a autora principal do estudo, Ericka Fink, intensivista pediátrica no Hospital Infantil da Universidade de Pittsburgh.

A investigadora acrescentou que uma das grandes questões colocadas aos investigadores verificar “se as manifestações neurológicas são semelhantes ou diferentes em pacientes pediátricos, dependendo de qual dessas duas condições eles apresentam.”

Para tentar encontrar uma resposta para a questão, os investigadores recolheram dados de 30 centros de Cuidados Intensivos Pediátricos, em todo o mundo. Das 1.493 crianças hospitalizadas, 1.278, ou 86%, foram diagnosticadas com SARS-CoV-2 agudo; 215 crianças, ou 14%, foram diagnosticadas com MIS-C, ou Síndrome Inflamatória Multissistémica em Crianças, que geralmente aparece várias semanas após a eliminação do vírus e é caracterizada por febre, inflamação e disfunção orgânica.

As manifestações neurológicas mais comuns relacionadas à COVID-19 aguda foram cefaleia, encefalopatia aguda e convulsões, enquanto os jovens com MIS-C apresentaram mais dor de cabeça, encefalopatia aguda e tontura. Sintomas mais raros de ambas as condições incluíram perda de olfato, deficiência visual, acidente vascular cerebral e psicose.

“Felizmente, as taxas de mortalidade em crianças são baixas tanto para SARS-CoV-2 agudo como para MIS-C”, disse a intensivista. “Mas este estudo mostra que a frequência de manifestações neurológicas é alta – e pode realmente ser maior do que encontramos porque esses sintomas nem sempre são documentados no prontuário médico ou avaliáveis. Por exemplo, não podemos saber se um bebé está com dor de cabeça.”

A análise mostrou que as manifestações neurológicas eram mais comuns em crianças com MIS-C em comparação com as infetadas com SARS-CoV-2 em estado agudo, e crianças com MIS-C eram mais propensas do que aquelas com doença aguda a ter duas ou mais manifestações neurológicas.

A equipa de investigação está a acompanhar um grupo de crianças para determinar se SARS-CoV-2 e MIS-C agudos – com ou sem manifestações neurológicas – têm efeitos duradouros na saúde e na qualidade de vida das crianças após a alta hospitalar.

“Outro objetivo de longo prazo deste estudo é construir um banco de dados que rastreie manifestações neurológicas ao longo do tempo – não apenas para SARS-CoV-2, mas também para outros tipos de infeções”, acrescentou a investigadora.