Diabéticos sem controlo de níveis de açúcar tem risco aumentado de COVID-19 grave

Pacientes com diabetes e com controlo glicémico “deficiente” durante os últimos 2 a 3 anos têm um risco aumentado de virem a ocupar uma Unidade de Cuidados Intensivos se contraírem a COVID-19. O estudo foi publicado no BMJ Open Diabetes Research & Care.

Diabéticos sem controlo de níveis de açúcar tem risco aumentado de COVID-19 grave
Diabéticos sem controlo de níveis de açúcar tem risco aumentado de COVID-19 grave

As pessoas com diabetes tipo 2 que contraem COVID-19 têm quase 50% mais possibilidades de vir ser sujeitas a terapia intensiva, se não controlarem devidamente os níveis de açúcar no sangue nos últimos anos, em comparação com um melhor controlo glicêmico a longo prazo.

Um estudo, que analisou vários impactos potenciais na gravidade do COVID-19 entre os diabéticos, também calculou um risco menor para os pacientes que usam a medicação comum para controlo do diabetes, a metformina, ou uma combinação de metformina e insulina, ou corticosteróides.

“Descobrimos que os níveis glicémicos longitudinais de dois a três anos indicam melhor o risco de gravidade COVID-19 do que medições que olham para um período de tempo mais curto”, referiu Deepak Vashishth, autor do estudo e diretor do Centro de Biotecnologia e Estudos Interdisciplinares do Rensselaer Polytechnic Institute. “Esperamos que esses insights ajudem os médicos a tratar e administrar melhor os pacientes de alto risco.”

O estudo “Avaliação e gestão da gravidade relacionada ao COVID-19 em pessoas com diabetes tipo 2 ” analisou os registos de mais de 16.000 pessoas com diabetes tipo 2 e COVID-19 entre 2017 e 2020. Os resultados do estudo foram publicados no BMJ Open Diabetes Research & Care.

Os pacientes com diabetes tipo 2 são incapazes de regular a quantidade de açúcar glicose na corrente sanguínea sem medicação e sem controlar a dieta. Níveis elevados crônicos de açúcar no sangue, normalmente rastreados como a percentagem de hemoglobina A1c (HbA1c) encontrada no sangue, podem danificar uma variedade de funções, incluindo os sistemas circulatório, nervoso e imunológico.

O controlo glicêmico deficiente cria uma reação que faz com que moléculas conhecidas como produtos finais de glicação avançada (AGEs) se acumulem, deteriorando a qualidade do osso ao longo do tempo, e Deepak Vashishth, especialista em ossos, tem vindo a investigar o impacto do diabetes nos ossos. Quando começou a pandemia de SARS-CoV-2, a equipa de Deepak Vashishth estava a investigar se as medições do controlo glicêmico longitudinal – medidas dos níveis de açúcar no sangue em média de dois a três anos – poderiam fornecer um indicador mais preciso do risco de fratura óssea entre os diabéticos do que o preditor padrão atual, que se baseia em medições de densidade mineral óssea.

Os AGEs são conhecidos por contribuir para o aumento do stress oxidante e inflamação, que são fatores de risco na COVID-19 e em outras doenças respiratórias. A equipa de investigadores concluiu que a mesma medida de controlo glicêmico longitudinal que estavam a testar como um preditor do risco de fratura óssea pode ser útil para prever a gravidade da COVID-19, referiu Bowen Wang, primeiro autor do estudo.

O investigador dividiu os registos de pacientes, diabéticos tipo 2, no estudo em dois grupos, Os com controlo glicémico longitudinal “adequado” variando de 6 a 9%, e os com controlo glicêmico “deficiente” de 9% ou durante dois a três anos. A análise dos dois grupos revelou que os de baixo controlo glicêmico tinham 48% mais hipóteses de necessitar de tratamento numa unidade de terapia intensiva. Por outro lado, um aumento de 1% na HbA1c longitudinal está diretamente associado a um aumento de 12% no risco de ocupar uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Outras descobertas estatisticamente significativas mostraram que os diabéticos que estavam a tomar metformina quando contraíram COVID-19 enfrentaram um risco 12% menor de entrar numa UCI, os que tomam metformina e insulina têm um risco 18% menor e usam corticosteroides têm um risco 29% menor.

“As pessoas sabiam que o diabetes era um fator de risco para os resultados relacionados ao COVID-19, mas nem todos os pacientes diabéticos são iguais. Algumas pessoas têm uma história mais longa de diabetes, outras têm diabetes mais grave e isso deve ser contabilizado ”, indicou Bowen Wang. “O que este estudo faz é estratificar melhor o nível de diabetes na população, para que os pacientes diabéticos não sejam tratados como uma única população, sem diferenças entre eles”.