Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, morreu

Fidel Alejandro Castro Ruz morreu aos 90 anos de idade. O líder da revolução cubana foi presidente da república cubana de 1976 a 2008, data a partir da qual assumiu o cargo Raúl Castro.

Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, morreu
Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, morreu

A notícia da morte de Fidel Alejandro Castro Ruz foi dada pelo Raul Castro, irmão do líder cubano, e atual Presidente de Cuba, que por televisão referiu: “O comandante-chefe da Revolução cubana morreu às 22h29 desta noite”, do dia 25 de novembro, em Portugal já 3h29 do dia 26 de novembro.

Raúl Castro indicou ainda que por vontade expressa do próprio Fidel de Castro o corpo iria ser cremado na manhã do dia 26 de novembro.

O Conselho de Estado da Republica de Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do Comandante-chefe da Revolução, a partir das 06h00 de 26 de novembro até às 12h00 de 4 de dezembro de 2016 (horas locais).

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enviou condolências pela morte de Fidel Castro, a Raul Castro, indica nota publicada no sítio web da Presidência.

“No momento em que tomo conhecimento do falecimento do antigo Chefe de Estado Cubano, Comandante Fidel Castro, quero expressar as minhas sinceras condolências ao Presidente Raúl Castro Ruz e ao Povo Cubano”, refere a mensagem.

Marcelo Rebelo de Sousa lembra ainda a visita que em outubro passado fez a Cuba e o encontro com o líder Fidel Castro, referindo: “Evoco ainda o encontro havido há um mês, em que falámos das relações entre Portugal e Cuba, na perspetiva do seu aprofundamento económico, social e cultural, num mundo em mudança”.