Ideias inovadoras distinguidas pelo Fraunhofer Portugal

Ideias inovadoras criadas por estudantes do ensino superior português foram premiadas no Fraunhofer Portugal Challenge. Ana Correia e Sanaz Asgarifar são as vencedoras do primeiro prémio, nas categorias de Mestrado e Doutoramento.

Ideias inovadoras distinguidas pelo Fraunhofer Portugal
Ideias inovadoras distinguidas pelo Fraunhofer Portugal. Foto: DR

O Fraunhofer Portugal Challenge 2018 acaba de divulgar os vencedores do concurso que colocou à prova a capacidade de inovação dos estudantes e investigadores portugueses. Um concurso dividido em duas categorias. Uma destinada a alunos do Mestrado e outra de Doutoramento.

Na categoria Mestrado a vencedora foi Ana Correia com “um sistema wearable de Estimulação Elétrica Funcional que permite a correção do Pé Pendente (um distúrbio de marcha que se caracteriza pela incapacidade de elevar o pé e os dedos do pé).”

Na categoria Doutoramento a vencedora foi Sanaz Asgarifar que apresentou “uma nova estratégia terapêutica que, através de componentes bioeletrónicos, pretende alcançar o tratamento do glioblastoma, o cancro cerebral mais comum em adultos e crianças.”

O concurso organizado pelo Fraunhofer AICOS tem vindo a desafiar os estudantes e investigadores portugueses a apresentar as suas ideias desenvolvidas nas teses de Mestrado ou de Doutoramento. Em 2018, as duas vencedoras recebem prémios científicos no valor de 9.000 euros. Um prémio que poderá dar um impulso na concretização das ideias vencedoras.

O segundo lugar na categoria Mestrado foi atribuído a Carolina Gouveia, que apresentou um “sistema Bio-Radar que permite captar sinais vitais de forma fiável, utilizando apenas ondas de rádio para medir com grande acuidade a distância entre as antenas e a caixa torácica do paciente.”

Ainda na categoria Mestrado o terceiro classificado foi José Dias, com “uma nova geração de baterias eletroquímicas de ião-lítio, mais eficientes, sustentáveis e com um fator reciclável mais elevado.”

Na categoria Doutoramento o segundo lugar coube a Rodrigo Bruno “com a novaVM, uma Máquina Virtual Java, que surge em resposta à necessidade atual do processamento de grandes quantidades de dados, BIG DATA e, que permite a redução das pausas da aplicação em 68% e a redução do custo do alojamento na cloud em aproximadamente 30%.”

O terceiro lugar foi atribuído a Filipa Ferrada que “apresentou uma framework de modelação que conceptualiza a noção de “emoção” em redes colaborativas empresariais e sugere uma abordagem sustentada em sistemas dinâmicos permite resolver questões de gestão e decisão, tais como gerir potenciais conflitos, e consequentemente contribuir para redes colaborativas mais sustentáveis.”

O concurso premeia ideias inovadoras em investigação de utilidade prática nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Multimédia ou outras Ciências conexas, nomeadamente que serviram de base a teses de Mestrado ou Doutoramento.

Em 2018, na 9.ª edição, o Fraunhofer Portugal Challenge recebem 55 candidaturas, oriundas de 24 Instituições de Ensino Superior, de todo o país, incluindo Madeira e Açores. As ideias foram avaliadas tendo em conta o grau de inovação, exequibilidade técnica, e potencial de mercado.

O júri de avaliação dos projetos foi composto por Liliana Ferreira, Diretora do Fraunhofer AICOS, Ana Correia Barros, Responsável pelo Departamento ‘Human-Centred Design’, também do Fraunhofer AICOS, Pablo Antonino, Responsável pelo Departamento ‘Embedded Software Engineering’, do Fraunhofer IESE, e um painel de peritos convidados que incluiu João José Pinto Ferreira, Diretor de Curso de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Marlos Silva, Gestor da Área da Inovação e Tecnologia de Futuro da SONAE, Nuno Carvalho, CEO da Healthcare City, Nuno Vargas, Consultor da Media Development Investment Fund e Pedro Aguiar, CEO da Ah Business.

Com o concurso a Fraunhofer Portugal pretende “incentivar a inovação no âmbito da investigação no meio académico português.”