Investigadores chineses descobrem reservatório de água na Lua

Reservatório de água na Lua descoberto por cientistas chineses. A descoberta poderá vir a revolucionar as futuras missões de exploração da superfície lunar e de outras missões espaciais.

Investigadores chineses descobrem reservatório de água na Lua
Investigadores chineses descobrem reservatório de água na Lua

A existência de água na superfície da Lua continua atrair muita atenção dos cientistas. Dado que a potencial utilização da água por futuras missões de exploração lunar e outras missões espaciais, mudaria muito toda a estratégia científica.

Agora, um grupo de investigação liderado pelo investigador HU Sen do Instituto de Geologia e Geofísica (IGG) da Academia Chinesa de Ciências descobriu que contas de vidro de impacto em solos lunares Chang’e-5 (CE5) contêm água. A descoberta foi publicada na revista científica Nature Geoscience.

Estudos detalhados mostram que essas contas de vidro são provavelmente um novo reservatório de água na Lua, que registam a entrada e saída dinâmica da água derivada do vento solar e atuando como um amortecedor para o ciclo da água na superfície lunar.

Muitas missões lunares confirmaram a presença de água estrutural ou gelo de água na Lua. Atualmente há poucas dúvidas de que a maior parte da superfície da Lua abriga água, embora a quantidade seja muito menor do que na Terra.

A água da superfície da Lua exibe ciclos diurnos e perda para o espaço, indicando que deve haver uma camada ou reservatório hidratado nas profundezas dos solos lunares para sustentar a retenção, libertação e reposição de água na superfície da Lua.

Diagrama esquemático do ciclo da água da superfície lunar associado a esferas de vidro de impacto. Crédito: HU Sem, Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências

No entanto, estudos anteriores de inventariação de água de grãos minerais finos em solos lunares, aglutinados produzidos por impacto, rochas vulcânicas e contas de vidro piroclásticas não conseguiram explicar a retenção, liberação e reabastecimento de água na superfície da Lua (ou seja, o ciclo da água da superfície lunar). Portanto, deve haver um reservatório de água ainda não identificado nos solos lunares que tenha a capacidade de amortecer o ciclo da água na superfície lunar.

A investigadora HE Huicun, sob a orientação de HU Sen, propôs que esferas de vidro de impacto, um componente onipresente em solos lunares de natureza amorfa, eram um potencial candidato para investigação da camada hidratada não identificada ou reservatório em solos lunares.

Assim, caracterizou sistematicamente a petrografia, a composição dos principais elementos, a abundância de água e a composição dos isótopos de hidrogénio das contas de vidro de impacto devolvidas pela missão CE5, com o objetivo de identificar e caracterizar o reservatório de água ausente na superfície da Lua.

As esferas de vidro de impacto CE5 possuem composições químicas homogéneas e superfícies expostas lisas. São caracterizados por abundância de água de até cerca de 2.000 μg.g -1 , com características de extrema depleção de deutério. A correlação negativa entre a abundância de água e a composição de isótopos de hidrogénio reflete o fato de que a água nas esferas de vidro de impacto CE5 vem dos ventos solares.

Os investigadores também analisaram a abundância de água ao longo de seis transectos em cinco contas de vidro, que mostraram os perfis de hidratação da água derivada do vento solar. Algumas esferas de vidro foram sobrepostas por um evento de desgaseificação posterior. As contas de vidro de impacto atuaram como uma esponja para amortecer o ciclo da água na superfície lunar.

“Essas descobertas indicam que os vidros de impacto na superfície da Lua e outros corpos sem ar no sistema solar são capazes de armazenar água derivada do vento solar e libertá-la no espaço”, referiu investigador.