IPO de Lisboa vai ter um novo edifício na Praça de Espanha

IPO e Câmara Municipal de Lisboa estabelecem protocolo de parceria para construção de novo edifício do IPO na Praça de Espanha. O novo edifício, com um custo estimado de 30 milhões de euros, vai concentrar todos os serviços de ambulatório.

IPO de Lisboa vai ter um novo edifício na Praça de Espanha
IPO de Lisboa vai ter um novo edifício na Praça de Espanha. Foto: Rosa Pinto

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) estabelecem protocolo de parceria para construção de um novo edifício na Praça de Espanha, onde o IPO irá concentrar todos os serviços de ambulatório.

As obras de construção do novo “edifício do IPO deverão começar em 2018, têm um custo estimado de 30 milhões de euros e permitirão garantir o funcionamento do IPO no centro de Lisboa, num horizonte temporal de 15 a 20 anos”, indica comunicado do IPO Lisboa e da CML.

O novo edifício está projetado para o espaço junto ao antigo ‘mercado de feirantes da Praça de Espanha’, que foi há pouco tempo desocupado. Um terreno que a CML cede ao IPO de Lisboa e que irá ser dotado de novos e melhores acessos pedonais e viários a construir pela autarquia.

“Esta intervenção insere-se, em termos de enquadramento, nos objetivos urbanísticos para a Praça de Espanha que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou e já submeteu a consulta pública”, refere o comunicado.

Com a construção do novo edifício o “IPO pretender reunir consultas externas, serviços de atendimento não programado, central de colheitas, laboratórios, hospital de dia de adultos, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, fisioterapia, laboratórios, unidades técnicas de gastroenterologia, pneumologia, urologia, dermatologia e ainda a dádiva de sangue, resolvendo assim o problema da dispersão, que está entre os mais prementes da instituição”.

As obras a realizar vão permitir “requalificar as instalações do IPO, melhorar a qualidade do atendimento, do acolhimento e da segurança dos doentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais do Instituto”.

O protocolo entre a CML e o IPO Lisboa deverá ser assinado no dia 16 de janeiro pelo presidente do Conselho de Administração do IPO, Francisco Ramos, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.