José González-Méijome recebe Prémio de Mérito Científico da UMinho

Natural da Galiza, José González-Méijome, professor catedrático e coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental, da Universidade do Minho foi distinguido com o Prémio de Mérito Científico pela Universidade.

José González-Méijome recebe Prémio de Mérito Científico da UMinho
José González-Méijome recebe Prémio de Mérito Científico da UMinho. Foto: DR

A Universidade do Minho (UMinho) distinguiu com o Prémio de Mérito Científico 2018 o investigador José González-Méijome, uma distinção pela relevância da investigação que o investigador e docente tem levado a cabo na Universidade. O galardoado de 2018 é professor catedrático da Escola de Ciências e coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab).

O prémio foi entregue no âmbito das comemorações do 44.º aniversário da Universidade. José González-Méijome referiu: “Sinto-me honrado com este reconhecimento que se deve ao trabalho realizado por uma equipa de elevada qualidade. Será um bom estímulo para prosseguirmos o nosso caminho, que queremos que seja construído de muitos sucessos.”

O galardoado acrescentou, citado pela UMinho, que “a grande ambição é contribuir para consolidar na UMinho um centro de excelência em Ciências da Visão. Esta área abarca um conceito muito alargado que vai além da optometria, envolvendo a perceção visual, a instrumentação e outros domínios explorados no Centro de Física da academia”.

José González-Méijome concluiu referindo: “Gostaria muito de ter no futuro, tudo isto consolidado num centro de referência a nível internacional.”

Natural de Lalín, na Galiza, o investigador tem 41 anos, mas um percurso académico brilhante, tendo-se diplomado em Ótica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela e doutorado em Ciências pela UMinho, onde leciona há 17 anos, é já professor catedrático da academia e coordena o CEORLab, e exerceu já os cargos de vice-presidente da Escola de Ciências e de diretor do mestrado em Optometria Avançada.

Em 2016 José González-Méijome foi eleito Optometrista Internacional do Ano e tornou-se igualmente o primeiro membro honorífico da Sociedade Galega de Optometria Clínica. É também editor-chefe do “Journal of Optometry” e membro do comité editorial das revistas “PLOS One” e “BioMed Research International”. Além disso, é avaliador do Diploma Europeu de Optometria do European Council of Optometry and Optics e vice-chair educacional da European Academy of Optometry and Optics. Soma mais de 350 comunicações, 140 artigos científicos na plataforma “ISI Web of Science”, 20 capítulos e três livros editados, indicou a UMinho.