Kiko Maria inicia Campeonato Espanhol de Velocidade a pontuar

Kiko Maria arranca no Campeonato Espanhol de Velocidade (CEV) com dupla pontuação e parte para a segunda etapa, o Circuito da Catalunha, na 18ª posição.

Kiko Maria inicia Campeonato Espanhol de Velocidade a pontuar
Kiko Maria inicia Campeonato Espanhol de Velocidade a pontuar. Foto: DR

Francisco ‘Kiko’ Maria iniciou no circuito de Albacete na província espanhola de Castilla-La Mancha a segunda época no Campeonato Espanhol de Velocidade. O circuito com 3.550 metros de perímetro foi inaugurado em 1990, tendo recebido provas do campeonato do mundo Superbike entre 1992 e 1999.

O jovem piloto que integra a equipa italiana da Marinelli Snipers conseguiu, com a sua Beon, a 17ª posição na grelha de partida para as duas corridas realizadas no campeonato do país vizinho.

Em qualquer uma das corridas, onde participara 21 pilotos da animada classe Pré-Moto3, as condições foram mistas em termos de aderência. O piloto da equipa transalpina que leva as cores da Galp e da Berner nas carenagens da moto recebeu a bandeira de xadrez na 15ª posição, somando assim os primeiros pontos no campeonato, um por cada prova, atingindo um dos seus objetivos para a época 2018, pontuar neste competitivo campeonato.

No final da prova Kiko Maria referiu: “Globalmente o fim-de-semana foi muito positivo pois melhorei os meus tempos por volta e consegui andar em registo, dentro dos dez melhores”, mas confessou ter falhado “o arranque na primeira corrida” e “perder demasiado tempo com esse erro, mas mesmo assim recuperei e fiquei a poucos centésimos da P14.”

O piloto acrescentou: “Na segunda corrida lutei até à última volta pelo 13º posto, mas acabámos por terminar lado a lado e com isso amealhar mais alguns pontos. Mas foi muito bom pois pontuei e mostrei muita progressão face ao ano passado, menos 9 segundos por volta em relação a 2017, tendência que quero manter na próxima prova. Agora é pensar na primeira prova do CNV já daqui a quinze dias, no Estoril.”

Com os dois resultados Kiko Maria fecha a primeira prova do ano em solo espanhol ocupando a 18ª posição do campeonato levando para a segunda etapa, a realizar no Circuito da Catalunha, “ambição e motivação reforçada após este primeiro embate do seu segundo ano de competição.”