Laboratórios do JRC em Pettem abertos a cientistas europeus

Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia em Petten, na Holanda, abre portas a investigadores para experiências sobre pilhas de combustível e depósitos de gás. As candidaturas devem ser apresentadas antes de 30 de setembro de 2019.

Laboratórios do JRC em Pettem abertos a cientistas europeus
Laboratórios do JRC em Pettem abertos a cientistas europeus. Foto: © UE

Os investigadores de toda a Europa passam a ter à disposição mais instalações do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC, sigla do Inglês), neste caso em Petten, na Holanda, que acolhe os laboratórios de investigação do JRC no domínio da energia e do transporte.

Após uma primeira iniciativa de livre acesso aos laboratórios do JRC, em que foram recebidas cerca de 100 propostas elegíveis provenientes de 92 instituições de investigação, outros laboratórios do JRC passam a estar à disposição de cientistas externos, para poderem realizar experiências sobre soluções energéticas de emissões nulas e segurança nuclear. Esta iniciativa vai permitir incentivar a investigação científica e a competitividade, bem como reforçar a cooperação entre os investigadores europeus.

Tibor Navracsics, comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, responsável pelo JRC afirmou: “O Centro Comum de Investigação utiliza instalações de topo mundial financiadas pela União Europeia, para ajudar a enfrentar os desafios mais prementes do nosso tempo, que vão desde as alterações climáticas à segurança alimentar e à segurança nuclear”.

O objetivo é “apoiar aqueles que lutam pela resolução de problemas sociais através da partilha dos nossos laboratórios e instalações com cientistas brilhantes de toda a Europa”.

Duas instalações do JRC dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias de combustível de hidrogénio passam agora a estar disponíveis em Petten para ensaios sobre depósitos de gás comprimido e para ensaios sobre pilhas de combustível e eletrolisadores.

O hidrogénio é um dos combustíveis alternativos mais promissores, uma vez que não produz emissões de dióxido de carbono. No entanto, a tecnologia está a dar os primeiros passos e precisa de ser desenvolvida antes de poder ser utilizada em vez dos combustíveis fósseis convencionais. Em Petten, os investigadores podem realizar experiências sobre pilhas de combustível e depósitos de gás em condições ambientais diferentes.

O JRC vai ainda abrir as portas de dois laboratórios de ponta concebidos para a investigação de materiais de actinídeos em Karlsruhe, na Alemanha. Os elementos actinídeos constituem a espinha dorsal das tecnologias nucleares em domínios como a energia, a exploração espacial ou os tratamentos médicos. Os cientistas vão poder realizar investigações exploratórias para ajudar ao desenvolvimento de novos equipamentos ou materiais nucleares.

A partir de setembro, o JRC dará igualmente acesso a algumas das suas instalações europeias para a medição de dados em matéria de reação e desintegração nucleares em Geel, na Bélgica. Estas medições contribuem para uma maior segurança dos reatores nucleares e do manuseamento dos resíduos nucleares, bem como para uma melhor proteção radiológica dos cidadãos e do ambiente.

Desde 2017 que o JRC abriu, pela primeira vez, as suas instalações, cientistas de 21 países da União Europeia e de três países vizinhos têm vindo a realizar experiências em 12 dos laboratórios do JRC em Geel, em Ispra, em Itália e em Karlsruhe. Agora cientistas associados ao programa de investigação Horizonte 2020 são convidados a apresentar a sua candidatura aos laboratórios em Petten, antes de 30 de setembro de 2019.