Leite de soja é o melhor leite vegetal a nível nutricional

Leite de soja é o leite de origem vegetal com conteúdo nutricional que mais se aproxima do leite de vaca. A conclusão é de um estudo de investigação que comparou o valor nutricional do leite de soja, de arroz, de amêndoa e de coco, com o leite de vaca.

Soja
Soja

Embora o leite a partir de vegetais esteja no mercado já há algumas décadas e seja apresentado como uma opção saudável ​​e indicado para a intolerância à lactose, tem havido poucos estudos sobre as respetivas vantagens e desvantagens.

Agora, num novo estudo, os investigadores Sai Kranthi Vanga et Vijaya Raghavan, da Universidade McGill estudaram o valor nutricional de quatro das mais populares bebidas de leite produzido à base de plantas, incluindo: amêndoa; soja; arroz e leite de coco, e compararam os resultados com o valor nutricional do leite de vaca.

O estudo, já publicado no Journal of Food Science and Technology, concluiu que “o leite de vaca continua a ser o mais nutritivo de todos, mas o leite de soja é o segundo e é distintamente diferente das outras bebidas vegetais.”

Leite de soja com perfil nutricional mais balanceado

Os benefícios para a saúde do leite de soja são amplamente reconhecidos: a presença de fitonutrientes, denominados ‘isoflavonas’, proporcionam as propriedades anticancerígenas do leite.

Tem vindo a ser usado ao longo de 40 anos como substituto do leite de vaca.

A análise de sabor não recolhe unanimidade, e a presença no leite de fatores antinutricionais pode ser perturbante, dado que estas substâncias reduzem a absorção de nutrientes digestivos ou metabólicos.

Leite de arroz possui gosto doce e baixo valor nutricional

Livre de lactose, esta bebida vai ao encontro das necessidades das pessoas alérgicas a soja e a amêndoa.

O leite de arroz possui alto teor de carboidratos, pelo que a falta de vigilância no consumo pode conduzir à desnutrição, especialmente em latentes.

Leite de coco tem ausência de proteínas, poucas calorias e a maioria destas provém de gordura

Ásia e América do Sul são grandes consumidores de leite de coco.

Este leite pode reduzir o nível de lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) associado à doença cardiovascular.

O valor nutricional do leite de coco diminui se for mantido durante mais de dois meses.

Leite de amêndoa é um suplemento dietético com nutrientes essenciais

As amêndoas são ricas em ácidos gordos monoinsaturados que acredita-se podem promover a perda de peso e controlo de peso. Além disso, estes ácidos gordos diminuem o nível de lipoproteínas de baixa densidade, ou seja o colesterol ruim.

Leite de vaca: os prós e os contras

O leite de vaca é um alimento saudável e completo que contém os principais nutrientes, nomeadamente gorduras, carboidratos e proteínas.

Pode ser benéfico para os seres humanos, fornecendo uma ampla gama de proteínas de defesa, o leite humano e bovino têm vários benefícios antimicrobianos. Por exemplo, num estudo, o consumo de leite de vaca reduziu significativamente o risco de febre e de infeções respiratórias em bebês.

No entanto, a presença de vários patogénicos no leite, incluindo as espécies de Salmonela e a estirpe O157: H7 de Escherichia coli têm sido associadas a surtos em todo o mundo.

Alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose

A alergia ao leite de vaca é uma das alergias mais comuns em latentes e crianças. Afeta 2,2% a 3,5% das crianças, mais do que as alergias a amendoim e nozes. Uma percentagem bastante alta de bebês, 35% a partir dos 5 ou 6 anos deixa de ser alérgico ao leite de vaca, aos 16 anos, a proporção pode aumentar para 80%.

Causada pela ausência ou insuficiência de lactase, uma enzima no sistema digestivo, a intolerância à lactose afeta 15% a 75% da população adulta; a percentagem varia de acordo com a raça, hábitos alimentares e saúde intestinal.

De acordo com alguns estudos, 80% das pessoas de ascendência africana e 100% de pessoas de origem asiática e ameríndia são intolerantes à lactose.

Os investigadores referem no estudo que é necessária mais investigação para entender melhor os efeitos dos métodos de processamento tradicionais e inovadores no perfil nutricional, no sabor e na textura dos substitutos do leite de vaca.