Língua portuguesa dá créditos no acesso ao ensino superior nos EUA

Exames NEWL de língua portuguesa passam a dar créditos para acesso ao ensino superior nos EUA. O reconhecimento pelo programa a Advanced Placement do College Board beneficia estudantes lusos.

Estudantes
Estudantes. Foto: DR

O College Board, dos EUA, através do programa Advanced Placement (AP) reconhece os exames NEWL (National Examinations in World Languages) em língua portuguesa, da American Councils for International Education.

O College Board, uma associação de estabelecimentos de ensino norte-americanos para a promoção de oportunidades de ensino, vem agora reconhecer e recomendar a língua portuguesa como critica para os governos e para os negócios no século XXI.

A partir de abril de 2017, e pela primeira vez, os estudantes nos Estados Unidos da América poderão realizar o exame NEWL de língua portuguesa para obter créditos no acesso às principais instituições norte-americanas de ensino superior filiadas no College Board, através do programa AP.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, a decisão do College Board irá beneficiar “em particular a comunidade portuguesa e luso-descendente nos EUA”, e de um modo mais global vai promover a “língua portuguesa junto de todos os estudantes que queiram aceder ao ensino superior norte-americano”.

O MNE lembra que “rede diplomática e consular portuguesa nos EUA, coadjuvada pela Estrutura de Coordenação do Ensino do Português naquele país, e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua” tem vindo a trabalhar “para obter o crescente reconhecimento de exames de português nos sistemas de ensino secundário e de acesso ao ensino superior norte-americanos”.

O trabalho desenvolvido pelas entidades portuguesas insere-se na política de promoção da língua portuguesa no estrangeiro, esclarece o MNE. Uma política que considera três linhas de ação: a dos Conteúdos, através do aumento e qualificação da oferta de ensino de português no estrangeiro, incluindo cursos à distância; a Certificação pela promoção e maior acessibilidade de exames de Português Língua Estrangeira e a Credenciação pela valorização da aprendizagem do português através de medidas como a adotada pelo College Board.