Maior parte dos manuais gratuitos do programa MEGA já foi levantada

Maior parte dos vouchers emitidos pela plataforma MEGA já foi usada. O Ministério da Educação indicou que o pagamento às livrarias está a ser feito semanalmente.

Maior parte dos manuais gratuitos do programa MEGA já foi levantada
Maior parte dos manuais gratuitos do programa MEGA já foi levantada

“Até ao final da manhã desta segunda-feira”, 9 de setembro, “cerca de 70% dos vouchers emitidos pela plataforma MEGA foram utilizados pelos Encarregados de Educação para efeito de resgate junto dos livreiros, para manuais novos, e junto das escolas, para manuais reutilizados”, indicou o Ministério da Educação (ME).

Para o ME “trata-se de um avanço significativo, em comparação com o final do mês passado, uma vez que o levantamento atempado dos vouchers evita uma maior pressão sobre as livrarias no início do ano letivo”, e neste caso, “a grande maioria das famílias já tem ou já pode ter os livros na sua posse”.

Para a situação dos manuais reutilizados, o Ministério da Educação esclareceu que que no caso de “alguma inconformidade relativa ao estado de conservação – que deve obedecer aos critérios definidos no Manual de Reutilização – deve ser reportada às escolas para que a sua substituição possa ser feita”.

O ME lembrou ainda que o pagamento a livrarias está em dia, e que o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) efetuou na sexta-feira, 6 de setembro, novo pagamento, “estando pagas todas as faturas validamente emitidas até esse dia”.