Malnutrição: um problema para a saúde com elevados custos

Na Semana da Sensibilização para a Malnutrição que decorre de 5 a 12 outubro 2020 é lançada a campanha #malnutriçãozero que tem como objetivo alertar as pessoas para a malnutrição com informação que fomente uma abordagem com o médico para proteção da saúde.

Malnutrição: um problema para a saúde com elevados custos
Malnutrição: um problema para a saúde com elevados custos.

Norma que regulamenta a Implementação da Nutrição Entérica e Parentérica no Ambulatório e Domicílio em Idade Adulta já foi publicada pela Direção-Geral da Saúde. Para o Presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), Aníbal Marinho, “fez-se história com a publicação desta norma, uma vez que abre uma porta para a regulamentação efetiva da nutrição entérica e parentérica no futuro”.

A norma tem como âmbito o hospitalar, mas define já algoritmos de alta hospitalar para doentes com necessidade de suplementos nutricionais orais, nutrição entérica por sonda ou nutrição parentérica”, esclareceu Aníbal Marinho, especialista que fez parte do painel de peritos do documento.

“No documento consta que o Grupo de Nutrição Entérica e Parentérica (GNEP) deve monitorizar e garantir, aos doentes com necessidade de Nutrição Entérica e Parentérica, o acesso equitativo aos cuidados e à nutrição em contexto domiciliário e ambulatório” acrescentou Aníbal Marinho.

Vários estudos realizados em Medicina Interna indicam que os custos anuais da malnutrição num só serviço de Medicina Interna em Portugal ascendem a 13 milhões de euros, quando que 73% doentes internados em Medicina Interna estão malnutridos, com 56% a apresentarem malnutrição moderada e 17% malnutrição grave.

Aníbal Marinho, presidente da APNEP e médico intensivista, indica que “a dimensão de doentes malnutridos que se encontram em ambulatório sem qualquer tipo de acesso à nutrição clínica aumentou de forma drástica durante esta pandemia, havendo doentes que não têm sequer acompanhamento”.

A Semana da Sensibilização para a Malnutrição, que decorre de 5 a 12 outubro, pretende dar voz a estes doentes, através da campanha #malnutriçãozero, que conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia e da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Os principais objetivos da campanha passam por educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição associada à doença, consciencializar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu médico e sensibilizar todos para o papel fulcral da nutrição clínica na recuperação do doente.

A Semana da Sensibilização para a Malnutrição é uma iniciativa com uma ação conjunta da Optimal Nutritional Care for All (ONCA) e da European Nutrition for Health Alliance (ENHA), na qual já se juntaram países como Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Israel e Portugal.