Medicamentos para a COVID-19 estão a ser testados em França

Ensaio clínico europeu testa eficácia de medicamentos contra a COVID-19. Os medicamentos são o remdesivir, lopinavir, ritonavir, interferon beta e hidroxicloroquina. O ensaio envolve 3200 pacientes graves com a COVID-19

Medicamentos para a COVID-19 estão a ser testados em França
Medicamentos para a COVID-19 estão a ser testados em França. Foto: © Rosa Pinto

Franceses estão a coordenar a realização de um ensaio clínico europeu para avaliar quatro tratamentos experimentais para a COVID-19. O ensaio como a designação Discovery vai incluir pelo menos 800 pacientes franceses que sofrem de formas graves de COVID-19.

O ensaio clínico é coordenado pelo corpo de investigação de saúde pública francês, a Inserm, como parte do consórcio Reacting, e o objetivo é avaliar a eficácia e a segurança de quatro estratégias terapêuticas experimentais que apresentam ter potencial contra a COVID-19.

Com base dos dados de estudos científicos sobre os coronavírus SARS e MERS, bem como os já realizados e publicados sobre o SARS-COV2, os cientistas vão testar moléculas antivirais: remdesivir, lopinavir em combinação com ritonavir, sendo este último associado ou não ao interferon beta e hidroxicloroquina. Estes medicamentos constam da lista de tratamentos experimentais classificados como prioritários pela Organização Mundial da Saúde.

O ensaio prevê incluir 3200 pacientes europeus, incluindo pacientes da Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha e Espanha, bem como eventualmente de outros países, incluindo pelo menos 800 doentes em França com a infeção COVID-19 e em terapia intensiva, em cinco hospitais.

“Este ensaio foi elaborado de forma pragmática e adaptativa. O objetivo é analisar a eficácia e a tolerância das opções terapêuticas em pacientes e em tempo limitado. É uma abordagem resolutamente proativa de investigação contra a doença” referiu Florence Ader, especialista em doenças infeciosas, que lidera o ensaio clínico.

O ensaio clinico DISCOVERY testa cinco métodos de tratamento:

■ Tratamento padrão

■ Tratamento padrão mais remdesivir,

■ Tratamento padrão mais lopinavir e ritonavir,

■ Tratamento padrão mais lopinavir, ritonavir e interferon beta

■ Tratamento padrão mais hidroxicloroquina.

A análise da eficácia e segurança do tratamento será avaliada 15 dias após a inclusão de cada paciente.