Metade dos sobreviventes da COVID-19 vão continuar a precisar de cuidados de saúde

Metade dos sobreviventes da COVID-19 continuam a ter diversos sintomas seis meses após a recuperação. Equipa de investigadores alerta que os Governos e os profissionais de saúde devem preparar-se para uma sobrecarga nos sistemas de saúde.

Metade dos sobreviventes da COVID-19 vão continuar a precisar de cuidados de saúde
Metade dos sobreviventes da COVID-19 vão continuar a precisar de cuidados de saúde.

Mais de metade das 236 milhões de pessoas que foram diagnosticadas com COVID-19 em todo o mundo, desde dezembro de 2019, terão sintomas pós-COVID-19 – também conhecidos como “COVID longo” – até seis meses após a recuperação, indicam investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado da Pensilvânia, EUA.

Os investigadores referem que os Governos, organizações de saúde e profissionais de saúde pública devem preparar-se para o grande número de sobreviventes da COVID-19 que irão precisar de cuidados para uma variedade de sintomas psicológicos e físicos.

Durante a doença, muitos pacientes com COVID-19 apresentam sintomas, como cansaço, dificuldade em respirar, dor no peito, dores nas articulações e perda do paladar ou do olfato. Até recentemente, poucos estudos avaliaram a saúde dos pacientes após a recuperação da infeção pelo coronavírus.

Para entender melhor os efeitos do vírus SARS-CoV-2 na saúde a curto e longo prazo, os investigadores examinaram estudos mundiais envolvendo pacientes não vacinados que recuperaram da COVID-19. Os resultados indicam que os adultos, assim como as crianças, podem experimentar vários problemas de saúde adversos durante seis meses ou mais após a recuperação da COVID-19.

Os investigadores realizaram uma revisão sistemática de 57 relatórios que incluíram dados de 250.351 adultos não vacinados e crianças com diagnóstico de COVID-19 de dezembro de 2019 a março de 2021. Entre os estudados, 79% foram hospitalizados e a maioria dos pacientes, ou seja 79%, vivia em países de alto rendimento. A mediana de idade dos pacientes era 54, e a maioria dos indivíduos, ou 56%, era do sexo masculino.

Os investigadores analisaram a saúde dos pacientes pós-COVID durante três intervalos de um mês (curto prazo), dois a cinco meses (intermediário) e seis ou mais meses (longo prazo).

Os resultados da análise mostra que os sobreviventes experimentaram uma série de problemas residuais de saúde associados à COVID-19. Geralmente, essas complicações afetam o bem-estar geral do paciente, a sua mobilidade ou sistemas de órgãos. No geral, um em cada dois sobreviventes apresentou manifestações de COVID a longo prazo. As taxas permaneceram praticamente constantes de um mês a seis ou mais meses após a doença inicial.

Os investigadores notaram várias tendências entre os sobreviventes, tais como:

Bem-estar geral: Mais da metade de todos os pacientes relataram perda de peso, fadiga, febre ou dor.

Mobilidade: Aproximadamente um em cada cinco sobreviventes experimentou uma diminuição na mobilidade.

Preocupações neurológicas: Quase um em cada quatro sobreviventes teve dificuldade de concentração.

Transtornos de saúde mental: quase um em cada três pacientes foi diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada.

Anormalidades pulmonares: seis em cada dez sobreviventes apresentaram anormalidades na imagem do tórax e mais de um quarto dos pacientes tiveram dificuldade para respirar.

Problemas cardiovasculares: dor no peito e palpitações estavam entre as condições comumente relatadas.

Condições da pele: quase um em cada cinco pacientes apresentou queda de cabelo ou erupções na pele.

Problemas digestivos: dor de estômago, falta de apetite, diarreia e vômitos estão entre as condições comumente relatadas.

“Os efeitos adversos da COVID-19 podem perdurar”

“As descobertas confirmam o que muitos profissionais de saúde e sobreviventes de COVID-19 têm afirmado, que os efeitos adversos da COVID-19 podem perdurar”, referiu Vernon Chinchilli, presidente do Departamento de Ciências de Saúde Pública. “Embora estudos anteriores tenham examinado a prevalência de sintomas longos de COVID entre os pacientes, este estudo examinou uma população maior, incluindo pessoas em países de alto, médio e baixo rendimento, e examinou muitos mais sintomas. Portanto, acreditamos que os nossos resultados são bastante robusto, face aos dados disponíveis.”

“O fardo de problemas de saúde nos sobreviventes de COVID-19 é esmagador”, indicou Paddy Ssentongo, Faculdade de Medicina da Universidade do Estado da Pensilvânia. “Entre eles estão os transtornos mentais. A batalha contra a COVID não termina com a recuperação da infeção aguda. A vacinação é nosso melhor aliado para evitar adoecer por COVID-19 e reduzir a hipótese de COVID longo, mesmo na presença de uma infeção emergente.”

Os mecanismos pelos quais a COVID-19 causa sintomas persistentes em sobreviventes não são totalmente compreendidos. Esses sintomas podem resultar do excesso do sistema imunológico desencadeado pelo vírus, infeção persistente, reinfeção ou um aumento da produção de autoanticorpos (anticorpos dirigidos aos seus próprios tecidos). O vírus SARS-CoV-2, o agente que causa a COVID-19, pode aceder, entrar e viver no sistema nervoso. Como resultado, os sintomas do sistema nervoso, como distúrbios do paladar ou do olfato, comprometimento da memória e diminuição da atenção e concentração ocorrem com frequência em sobreviventes.

“O nosso estudo não foi desenhado para confirmar a COVID-19 como a única causa desses sintomas. É plausível que os sintomas relatados pelos pacientes em alguns dos estudos examinados se devam a outras causas”, disse Paddy Ssentongo.

De acordo com os investigadores, a intervenção precoce será crítica para melhorar a qualidade de vida de muitos sobreviventes da COVID-19. Eles disseram que, nos próximos anos, os profissionais de saúde provavelmente verão um fluxo de pacientes com problemas psiquiátricos e cognitivos, como depressão, ansiedade ou transtorno de stress pós-traumático, em pessoas que eram saudáveis ​​antes da infeção pela COVID-19. Com base nestas descobertas, os profissionais de saúde devem planear e alocar recursos de forma adequada para monitorar e tratar essas condições de maneira eficaz.

A equipa de investigação observou que essas condições de saúde de longo prazo podem causar aumento da procura por cuidados médicos e sobrecarregar os sistemas de saúde, especialmente em países de baixo e médio rendimento. Mas as descobertas do estudo podem ajudar a moldar os planos de tratamento para melhorar o atendimento aos pacientes com COVID-19 e estabelecer uma gestão clínica integrada baseada em evidências para os afetados.