Modos de transmissão da COVID-19 depende da qualidade do ar

Cientista da Universidade de Coimbra indica que a qualidade do ar interior é crítica na transmissão da COVID-19. Partículas muito pequenas com vírus que se mantêm em suspensão podem permanecer no ar durante horas, ser transportadas a longas distâncias e inaladas.

Modos de transmissão da COVID-19 depende da qualidade do ar interior
Modos de transmissão da COVID-19 depende da qualidade do ar interior. Manuel Gameiro da Silva, cientista da UC.

A propagação do novo coronavírus tem sido muito rápida e ainda não é totalmente conhecida como se processa, e que levou à pandemia da COVID-19. Em face da atual situação Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), alerta que nesta transmissão da COVID-19 a qualidade do ar interior é crítica.

Análise sobre transmissão do coronavírus

O cientista realizou uma análise sobre modos de transmissão do novo coronavírus tendo em conta as diversas dúvidas que têm vindo a ser suscitadas sobre “a importância que as autoridades de saúde, quer a nível nacional, quer a nível internacional, atribuem ao papel que desempenham os diferentes modos de transmissão na propagação das infeções virais e as consequências que daí podem advir”.

Da análise realizada o cientista refere que, “sem que haja uma evidência científica que o justifique, se tem menorizado o papel que pode ser desempenhado pela transmissão através do modo de partículas em suspensão e que, em consequência, se têm desaconselhado algumas das medidas de proteção que, provavelmente, estarão na base das taxas de propagação da epidemia mais modestas em alguns países asiáticos”.

Modos de transmissão

Para Manuel Gameiro da Silva não há dúvidas de que o novo coronavírus, SARS-Cov-2, se transmite maioritariamente através das partículas exaladas pelos doentes contaminados, e que os diferentes modos de transmissão das doenças infeciosas estão associados a partículas de dimensões diferentes.

O especialista explicou que “as partículas grandes (superiores 50 mícron), que são exaladas e se depositam nas superfícies, são responsáveis pela transmissão por contato; as partículas intermédias (de 10 a 50 mícron) são responsáveis pela transmissão direta do emissor para o recetor, denominada transmissão por gotas; finalmente, as partículas mais pequenas (menos de 10 mícron) são responsáveis pelo modo de transmissão por partículas em suspensão, podendo permanecer no ar por horas, ser transportadas a longas distâncias e inaladas”.

Influência da temperatura e da humidade

“Tipicamente, a persistência dos vírus é mais alta com temperaturas frias do que com temperaturas quentes e como a humidade desestabiliza a camada protetora de gordura dos vírus do tipo coronavírus, a persistência do vírus é maior em ambientes secos. A radiação solar tem uma componente de radiação ultravioleta que prejudica a persistência dos vírus pelo que, nos ambientes interiores sem luz natural direta, há condições mais favoráveis para a persistência dos vírus como partículas em suspensão” esclareceu ainda o cientista.

Medidas de prevenção

Para o especialista em climatização enquanto se mantiver a crise pandémica, “não devem ser realizadas reuniões presenciais e os espaços interiores com ocupação humana devem ser fortemente ventilados, exclusivamente com ar novo, para diminuir as concentrações do vírus, no caso de uma eventual contaminação por partículas em suspensão, e, desta forma, reduzir o risco de infeção”.

Outro dos conselhos do cientistas é que “quando se planeia uma saída, para locais frequentados por outras pessoas, deve-se levar máscara e, se possível, viseira. As máscaras normais não são completamente eficazes na retenção das partículas de menor dimensão, pelo que o uso combinado com uma viseira aumenta substancialmente a eficácia de retenção”.

Em face da atual situação Manuel Gameiro da Silva defende a “redefinição do conceito de distância de segurança entre pessoas e a necessidade de uso generalizado de equipamentos de proteção das vias aéreas superiores (máscaras e viseiras) sempre que se preveja que se vai estar num ambiente com ocupação múltipla”.