Morreu Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia

Presidente da República e Governo através do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus lamentam a morte de Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia e um grande mentor da atual arquitetura da União Europeia.

Morreu Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia
Morreu Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia. Foto: © UE

Morreu hoje Jacques Delors, antigo Presidente da Comissão Europeia. Em nota colocada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageia Jacques Delors referindo: “É um Homem com letra grande que nos deixou hoje”.

“Grande mentor da evolução das Comunidades para uma União Europeia, mobilizador das grandes reformas dos anos 80 e 90, institucionais e financeiras, do alargamento a Portugal e Espanha, Jacques Delors encarna para muitos europeus a própria construção europeia. Mas também o valor do trabalho e de se afirmar pelo seu próprio caminho de autodidata, a promoção da justiça social, do respeito pelos direitos humanos, da importância do outro”, pode ler-se na nota do Presidente da República.

A nota refere também que para Delors “a Europa deve ser uma construção dos seus Povos e dos seus Estados, o apoio e abertura a Leste, com o lançamento do BERD: A Europa será de todos, será solidária ou não será, dos mais necessitados como dos que tiveram melhor sorte, dos do sul como dos do norte, do leste ou do oeste, deles e delas, de todos, todos, todos.”

É lembrado que “no seu catolicismo militantemente progressista, Delors encontrou sempre a força para ultrapassar as dificuldades, encontrar soluções, mantendo a Europa unida e alargada, um projeto que sempre foi de Paz, de progresso e de bem estar, de caminho em comum para a resolução dos problemas comuns”.

A nota conclui referindo: “À sua Família, à Comissão Europeia, a todos os seus muitos amigos e admiradores, o Presidente da República apresenta os seus sentimentos e enaltece esta figura que não nos deixará.”

Passados 30 anos do mercado único europeu, o impacto da ação de Jacques Delors é hoje claramente reconhecido como tendo sido fulcral para a arquitetura atual do projeto europeu, refere Tiago Antunes, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

É de destacar a sua visão de Jacques Delors de “uma União integrada, com uma moeda única e uma cidadania partilhada, assente na liberdade de circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, é ainda hoje o alicerce sobre o qual assenta a integração europeia”, refere em comunicado do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, que lamenta o falecimento do antigo Presidente da Comissão Europeia, e manifesta o seu pesar aos familiares e amigos, assim como às autoridades francesas e europeias.

O Governo indica que vai “decretar um dia de luto nacional pela morte de Jacques Delors”, e que “a data será fixada oportunamente, por coordenação europeia ou no dia do funeral.”