Mulher sofre reinfeção por coronavírus no Japão

No Japão uma mulher de 40 anos que tinha recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus deu novamente positiva a um novo teste, depois de ter tido alta hospitalar na sequência de ausência de sintomas e de testes negativos.

Mulher sofre reinfeção por coronavírus no Japão
Mulher sofre reinfeção por coronavírus no Japão

Um novo teste a uma mulher em Osaka, no Japão, confirmou que a mesma voltava a estar infetada pelo novo coronavírus, COVID-19. A mulher de 40 anos foi hospitalizada depois de lhe ter sido diagnosticada e confirmada a pneumonia por coronavírus, mas a paciente veio a recuperar e teve alta hospitalar depois dos testes darem negativo e não apresentar sintomas.

Passados vários dias a mulher sentiu dores de garganta e depois de ser examinada no hospital foi submetida a novo teste ao coronavírus que deu positivo. A mulher referiu que depois de ter alta usou sempre uma máscara e se manteve permanentemente, não tendo ido trabalhar.

Até agora não é conhecida qualquer justificação para a reinfeção, no entanto, é apontado pelos serviços médicos que a mulher possa ter sido novamente reinfetada por contato com o vírus, ou que os anticorpos produzidos pela paciente não tenham sido suficientes para eliminar o vírus.

Kazunori Asano, do Centro de Controle de Doenças Infeciosas, do Hospital Universitário de Osaka, citado pela comunicação social japonesa, referiu que “geralmente é improvável que o vírus volte a infetar a mesma pessoa, porque está produz anticorpos no organismo”, pelo que é “possível que o vírus tenha a infetado novamente ou que a quantidade do vírus à espreita em algum lugar do corpo tenha aumentado.”

Em face da situação os especialistas recomendam que os doentes recuperados de uma infeção por coronavírus devem ser monitorizados pois o vírus pode crescer novamente noutras regiões do corpo fora das áreas respiratórias, como o intestino, e regressar a níveis que possam ser detetados em testes de laboratório”.