Novo teste rápido de antigénio deteta variante inglesa do coronavírus

SureScreen Diagnostics disponibiliza em Portugal um teste rápido de antigénio com uma taxa de sensibilidade de 99,8% na deteção da variante inglesa do coronavírus SARS-CoV-2. O teste usa uma amostra de saliva ou swab nasal.

Novo teste rápido de antigénio deteta variante inglesa do coronavírus
Novo teste rápido de antigénio deteta variante inglesa do coronavírus

Os testes rápidos de antigénio para a COVID-19 da SureScreen Diagnostics mostram que detetam a variante inglesa do coronavírus SARS-CoV-2 com uma taxa de sensibilidade que atinge os 99,8%. Os testes já se encontram disponíveis em Portugal.

A variante inglesa do coronavírus é considerada de maior transmissão e mostra estar em crescimento exponencial em Portugal. Estimativas do Instituto Ricardo Jorge preveem que a variante possa, ainda no decorrer de fevereiro, ser responsável por cerca de 65% de todos os casos da COVID-19 no país.

Os ensaios ao teste rápido de antigénio SARS-CoV-2 da SureScreen Diagnostics, em especial os referentes à nova variante do Reino Unido, foram realizados por investigadores da Public Health England e da Universidade de Oxford, que verificaram o elevado grau de precisão. A qualidade do teste foi também avaliada por outros organismos, como a Fundação Champalimaud, o Kings College London, a Imperial College London e a UZ Leuven Belgium.

Ao contrário dos testes convencionais de PCR, que procuram o material genético do vírus e o processamento durar levar até um dia, os testes rápidos de antigénio da SureScreen Diagnostics procuram antígenos da proteína que vivem na superfície do vírus.

Estes testes funcionam adicionando um reagente líquido a uma amostra de saliva ou swab nasal. O resultado é produzido em apenas 15 minutos. Um teste selecionado pelas autoridades públicas de saúde britânicas para a testagem em massa da população.

Em Portugal, além dos testes rápidos de antigénio, a SureScreen Diagnostics disponibiliza já nas farmácias um teste rápido para a deteção dos anticorpos específicos da SARS-CoV-2, que também produz resultados em 15 minutos.

A SureScreen Diagnostics indica que os testes rápidos cumprem todos os requisitos essenciais em matéria de segurança e proteção da saúde e constituem-se como uma mais-valia num contexto de despistagem regular, sistemática e rápida para detetar o máximo número de doentes assintomáticos e quebrar cadeias de transmissão.