Nozes são o novo superalimento para estudantes

As nozes aliviam o stress e melhoram a saúde intestinal. A conclusão é de uma nova investigação em estudantes universitários. Uma dieta de nozes durantes as semanas que antecedem os exames mostrou efeitos surpreendentes.

Nozes são o novo superalimento para estudantes
Nozes são o novo superalimento para estudantes. Foto: Rosa Pinto

Os estudantes universitários em stress ​​têm vantagens em adicionar nozes à dieta diária nas semanas que antecedem os exames, a conclusão é de um estudo com base num novo ensaio clínico onde participaram estudantes de graduação durante seus estudos universitários, e publicado na revista Nutrients.

O estudo também sugere que as nozes podem neutralizar os efeitos do stress académico na microbiota intestinal durante períodos de stress, especialmente em mulheres.

Os investigadores Mauritz Herselman e Larisa Bobrovskaya da University of South Australia, envolvidos no estudo referem que os resultados a que chegaram vêm aumentar o corpo de evidências que ligam as nozes à melhora da saúde do cérebro e do intestino.

“Os alunos experimentam stress académico ao longo de seus estudos, o que tem um efeito negativo na saúde mental, e são particularmente vulneráveis ​​durante os períodos de exames”, referiu Mauritz Herselman.

Oitenta estudantes de graduação divididos em grupos de tratamento e controlo foram avaliados clinicamente em três intervalos, no início de um semestre universitário de 13 semanas, durante o período de exames e duas semanas após o período de exames. Um dos grupos de estudantes recebeu nozes para consumir diariamente em 16 semanas, durante os três intervalos.

“Descobrimos que os que consumiam cerca de meia malga de nozes todos os dias apresentaram melhorias nos indicadores de saúde mental. Os consumidores de nozes também mostraram biomarcadores metabólicos melhorados e de qualidade geral do sono a longo prazo”, acrescentou o investigador.

Os alunos do grupo de controlo relataram aumento dos níveis de stress e depressão antes dos exames, mas os do grupo de tratamento não. Os consumidores de nozes também relataram uma queda significativa nos sentimentos associados à depressão entre a primeira e a última visita, em comparação com estudantes que não consumiram nozes.

Investigações anteriores mostraram que as nozes estão cheias de ácidos gordos ómega-3, antioxidantes, bem como melatonina (hormónio indutor do sono), polifenóis, folato e vitamina E, que promovem um cérebro e um intestino saudáveis.

“A Organização Mundial da Saúde indicou, recentemente, que pelo menos 75% dos distúrbios de saúde mental afetam pessoas com menos de 24 anos, tornando os estudantes de graduação particularmente vulneráveis ​​a problemas de saúde mental”, referiu Mauritz Herselman.

Para Larisa Bobrovskaya os distúrbios de saúde mental são comuns em estudantes universitários e podem afetar adversamente o desempenho académico dos alunos e a saúde física a longo prazo.

“Mostramos que consumir nozes durante períodos estressantes pode melhorar a saúde mental e o bem-estar geral em estudantes universitários, além de ser um lanche saudável e delicioso e um ingrediente versátil em muitas receitas, para combater alguns efeitos negativos do estresse acadêmico,” acrescentou a investigadora.

“Devido a que número de homens no estudo era menor, são necessárias mais estudos para estabelecer se os efeitos das nozes são dependentes do sexo e do stresse académico em estudantes universitários. Também é possível que um efeito placebo tenha entrado em ação, já que este não foi um estudo cego”, referiram os investigadores.