O que se sabe da eficácia das vacinas contra a variante Ómicron

As vacinas deixam de ser eficazes contra a variante Ómicron? Esta escapa ao nosso sistema imunológico? O que deve ser feito no pior cenário? Virologistas e imunologistas espanhóis respondem a algumas das perguntas mais preocupantes sobre a variante Ómicron.

O que se sabe da eficácia das vacinas contra a variante Ómicron
O que se sabe da eficácia das vacinas contra a variante Ómicron

A nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, a Ómicron, tem vindo a ser detetada em vários países, após ter sido detetada pela primeira vez na África do Sul. Enquanto aspetos como a transmissibilidade estão a ser investigados, a grande dúvida é a cerca da relação com as vacinas. Uma preocupação que vários especialistas tentam dar respostas.

Como podemos saber se as atuais vacinas resistem à Ómicron?

‍“Para descobrir, é necessário isolar a variante e confrontá-la com soros de pacientes vacinados ou infetados com o vírus (de preferência com variantes diferentes) ”, diz Sonia Zúñiga , virologista do Centro Nacional de Biotecnologia (CNB -CSIC ).

“Dessa forma, a capacidade de neutralizar o vírus pode ser conhecida pela resposta de anticorpos gerada pelas vacinas. Para ter informações sobre a eficácia será necessário mais tempo e ver nos dados epidemiológicos, na escala populacional, se a eficácia das doses se manteve ou diminuiu”, acrescenta a investigadora.

“O teste mais rápido para saber se há resistência ou não é usar o soro de indivíduos imunizados com as vacinas e enfrentá-los com Ómicron. Isso indicará se esses anticorpos têm a capacidade de neutralizar o vírus ou não” explicou Ignacio J. Molina, Universidade de Granada.

Para Ignacio J. Molina, especialista em Imunologia, “o teste mais rápido para saber se há resistência ou não é usar o soro de indivíduos imunizados com as vacinas (com anticorpos contra a variante original, que é aquele usado como imunógeno) e os enfrente com Ómicron. Isso vai indicar se esses anticorpos têm capacidade de neutralizar o vírus ou não ”.

“Se eles neutralizarem, as vacinas provavelmente serão eficazes. Isso deve ser corroborado com outro teste mais complexo para medir a imunidade celular. Também precisaremos de dados epidemiológicos, que nos dirão se as pessoas vacinadas estão mais infetadas com a nova variante ”, acrescentou o investigador.

Quanto tempo vai demorar para sabermos?

Segundo Africa González, professor de Imunologia da Universidade de Vigo, “os dados laboratoriais podem demorar algumas semanas, pois já temos soros de pessoas imunizadas e podemos ser testados contra a nova variante”.

Ignacio J. Molina refere que como “o teste de anticorpos é relativamente rápido, poderemos ter dados em duas ou três semanas. O estudo da imunidade celular é um pouco mais lento, pode levar alguns meses. Para o estudo da infecciosidade em pessoas vai demorar mais, provavelmente cerca de meio ano ”.

Menos específico é José Jiménez, investigador do King’s College London, que refere: “Ainda vai demorar algum tempo a descobrir porque a variante Ómicron ainda é muito minoritária. Para obter dados confiáveis, é necessário ter uma amostra maior e isso é algo que não sabemos se vai acontecer. Claro, muito antes de termos dados in vitro sobre o poder neutralizante dos anticorpos gerados com as vacinas ”.

Como interpretar os primeiros dados obtidos em laboratório?

Para o especialista que trabalha no Reino Unido, “esses dados serão importantes e indicarão se essa nova variante tem potencial para evadir, pelo menos parcialmente, a resposta do anticorpo. No entanto, se isso acontecer, não significa que o mesmo acontecerá com as pessoas. Não podemos esquecer que a resposta imunológica é muito mais do que apenas a geração de anticorpos”.

O sistema imunológico já viu uma ‘imagem do inimigo’ com a vacina e a infeção e, mesmo que mude, continuará a reconhecê-la. As variantes do coronavírus não mudam tão drasticamente para perder toda a imunidade, refere África González, da Universidade de Vigo.

Da mesma forma, África González enfatiza como os dados in vitro não podem ser totalmente extrapolados para a realidade. “O sistema imunológico é muito complexo. Eu comparo-o a um exército de diferentes soldados (sentinelas prontas, com diferentes armas, e também soldados de elite). E em laboratórios, costuma-se estudar apenas anticorpos totais e neutralizantes”.

O facto de os anticorpos diminuírem ligeiramente, o reconhecimento de uma nova variante nem sempre tem de se refletir diretamente na realidade das pessoas infetadas, uma vez que não estamos a ver a ação dos outros ‘soldados’. “Quando vemos o novo vírus, o nosso sistema imunológico também aprende novamente. Portanto, a única evidência real será ver a eficácia na prevenção de doenças graves, hospitalizações e mortes de pessoas. Para isso, os dados epidemiológicos serão fundamentais”, insiste o investigador.

O que podemos esperar com os dados hoje disponíveis?

“A variante é preocupante porque contém um número maior de mutações na proteína spike e, além disso, muitas delas estão concentradas na área de ligação ao recetor celular. Ao menos teoricamente, é possível que as propriedades do vírus tenham mudado em termos da sua entrada nas células e da capacidade dos anticorpos de bloquear a infeção”, ressalta Sonia Zúñiga.

Em todo caso, a virologista deixa claro que em biologia não é fácil predizer o efeito de tantas mudanças combinadas e devemos aguardar os resultados experimentais. Além disso, os dados ainda são escassos e pouco representativos, já que no momento grande parte dos infetados foi identificada na África, onde o percentual da população vacinada é baixa se comparada a outros lugares.

A variante é preocupante porque contém um número maior de mutações na proteína spike. Mas em biologia não é fácil prever o efeito de tantas mudanças combinadas e devemos esperar pelos resultados experimentais. Além disso, os dados ainda são escassos e pouco representativos. Sonia Zuñiga (CNB)

É provável, como aconteceu com outras variantes, que a capacidade de neutralização das vacinas existentes seja menor. Mas é possível que essa menor capacidade de neutralização seja ainda mais que suficiente para nos proteger do desenvolvimento de uma doença grave. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a variante delta ”, explica Ignacio J. Molina.

Como mostra África González, o sistema imunológico já viu uma ‘foto do inimigo’ devido à vacina e à infeção e, mesmo que mude, continuará a reconhecê-la. “As variantes do coronavírus não mudam tão drasticamente para perder toda a imunidade e a Ómicron tem mutações compartilhadas com outras variantes (beta, delta …) para as quais as vacinas ainda são eficazes”.

Se o pior cenário for verdadeiro, o que deve ser feito?

“O pior prognóstico será se a nova variante for mais transmissível, virulenta que a variante delta e resistente às vacinas. Se isso acontecer, o soro atual deverá ser atualizado. Teoricamente é um procedimento fácil, mas é preciso somar todo o processo produtivo, que pode levar dois ou três meses”, disse José Jiménez.

No entanto, não podemos esquecer que a variante Ómicron possui 32 mutações na proteína spike. “Por isso, é possível que também seja necessário fazer um ensaio para avaliar a segurança da vacina atualizada antes de sua comercialização em larga escala”, comentou o investigador.

“O pior prognóstico será a nova variante for mais transmissível, virulenta que a variante delta e resistente a vacinas. Se isso acontecer, os soros atuais teriam que ser atualizados e isso levará dois ou três meses”, disse José Jiménez, King’s College.

Ignacio J. Molina referiu ainda de um prazo de cerca de três meses: “De facto, o contrato de prorrogação do pedido de vacinas assinado entre a União Europeia e as empresas farmacêuticas especifica que, em caso de necessidade, as novas versões de vacinas devem esteja pronto antes de 100 dias”.

“Mas, por enquanto, o melhor que podemos fazer é vacinar todos os maiores de 18 anos que ainda não o fizeram, enviar vacinas para países em desenvolvimento e ajudar na logística para que possam vacinar os mais vulneráveis, com o objetivo de evitar o desenvolvimento de novas variantes”, como comentou Africa González.

Assim é o investigador da Universidade de Vigo, refere: “Essa vacinação global poderá ser feita em poucas semanas, pois há vacinas disponíveis. No entanto, este não é o caso. É uma pena que as vacinas estejam a expirar (o prazo de validade) e são deitadas fora, nos países ricos, quando podem salvar vidas. É o procedimento mais barato e eficaz que temos”.

Fonte: SINC