OMS e FIFA lançam campanha “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus”

OMS e FIFA lançam campanha conjunta “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus”, e equipa a comunidade de futebol para enfrentar o COVID-19. A mensagem apela a cinco etapas para expulsar o coronavírus.

OMS e FIFA lançam campanha “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus”
OMS e FIFA lançam campanha “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus”

A FIFA, o organismo internacional de futebol e a Organização Mundial da Saúde (OMS) uniram-se para combater o coronavírus e diminuir a COVID-19, lançando uma nova campanha de consciencialização liderada por jogadores de renome mundial, para exortar todas as pessoas a seguir cinco etapas principais para impedir a propagação da doença.

A campanha “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus” promove cinco etapas principais para as pessoas seguirem para proteger sua saúde, de acordo com as orientações da OMS, focadas em lavar as mãos, etiqueta tossir, não tocar no rosto, distanciamento físico e ficar em casa se se sentir mal.

“A FIFA e seu presidente, Gianni Infantino, têm-se envolvido ativamente na transmissão da mensagem contra essa pandemia desde o início”, referiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no lançamento virtual da campanha na sede da OMS em Genebra, Suíça. “Seja por meio de campanhas ou financiamento, a FIFA tem alertado para o coronavírus e estou muito satisfeito que o futebol mundial esteja a apoiar a OMS a expulsar o coronavírus. Não tenho dúvidas com esse tipo de apoio que juntos venceremos”.

“Precisamos de trabalho em equipa para combater o coronavírus”, referiu o presidente da FIFA, Gianni Infantino: “A FIFA uniu-se à OMS porque a saúde vem em primeiro lugar. Peço à comunidade do futebol mundial que se junte a nós no apoio a esta campanha para transmitir a mensagem, ainda mais. Alguns dos maiores jogadores que jogaram o belo jogo deram seu nome à campanha e estão unidos no desejo de passar a mensagem para expulsar a COVID-19”.

Vinte e oito jogadores estão envolvidos na campanha em vídeo, que está sendo publicada em 13 idiomas.

Sami Al Jaber (KSA), Alisson Becker (BRA), Emre Belözoğlu (TUR), Jared Borgetti (MEX), Gianluigi Buffon (ITA), Iker Casillas (ESP), Sunil Chhetri (IND), Youri Djorkaeff (FRA), Han Duan (CHN), Samuel Eto’o (CMR), Radamel Falcao (COL), Laura Georges (FRA), Valeri Karpin (RUS), Miroslav Klose (GER), Philipp Lahm (GER), Gary Lineker (ENG), Carli Lloyd (EUA), Lionel Messi (ARG), Mido (EGY), Michael Owen (ENG), Park Ji-sung (KOR), Carles Puyol (ESP), Célia Šašić (GER), Asako Takakura (JPN), Yaya Touré (CIV), Juan Sebastián Verón (ARG), Sun Wen (CHN) e Xavi Hernández (ESP).

Uma campanha em vídeo, que será publicada nos canais digitais do player e da FIFA, também está sendo fornecida como arquivos localizados individuais para as 211 associações e agências de média membros da FIFA, juntamente com um kit de ferramentas gráficas para implementação nas médias sociais para transmitir ainda mais a

Mensagem

Mãos

“Começa com as mãos”, diz Alisson Becker, embaixador da OMS para promoção da saúde, guarda-redes do Liverpool e do Brasil e Melhor guarda-redes Masculino da FIFA, 2019. “Lave as mãos frequentemente com sabão e água ou uma solução à base de álcool . ”

Essa lavagem frequente com sabão e água, ou preferencialmente com uma solução manual à base de álcool, mata os vírus que podem estar nas mãos. É simples, mas é muito importante.

Cotovelos

“Cubra o nariz e a boca com um cotovelo ou com lenço de papel quando espirrar ou tossir”, diz Carli Lloyd, duas vezes vencedora da Copa do Mundo Feminina da FIFA dos Estados Unidos. “Descarte o lenço imediatamente e lave as mãos.”

Gotas espalham o coronavírus. Ao seguir a higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra a infeção pelo vírus, como constipação, gripe ou COVID-19.

Rosto

“Evite tocar no rosto, especialmente nos olhos, nariz ou boca, para impedir que o vírus entre no corpo”, acrescenta o avançado do FC Barcelona e da Argentina, Lionel Messi, o melhor jogador masculino da FIFA em 2019 e um múltiplo vencedor do FIFA Ballon d’Or.

As mãos tocam em muitas superfícies e podem rapidamente ficar com o vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para o rosto, de onde o vírus pode mover-se para dentro do corpo, provocando a doença.

Distância

“Em termos de interação social, dê um passo atrás”, diz Han Duan, que representou a China PR 188 vezes em uma carreira internacional que durou 11 anos. “Fique a pelo menos um metro de distância dos outros.”

Ao manter esse distanciamento social, está a ajudar a evitar respirar as gotículas de alguém que espirra ou tosse próximo.

Sinta – conheça seus sintomas

“Se você se sentir mal, fique em casa”, conclui Samuel Eto’o, ex-avançado do FC Barcelona e Camarões, que representou o seu país 114 vezes. “Siga todas as instruções fornecidas pelas autoridades de saúde locais.”

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência.

Mantenha-se informado, pois as autoridades locais de saúde fornecem as informações mais recentes sobre a situação em sua área. Por favor, siga as instruções específicas e ligue com antecedência para permitir que eles o direcionem para o serviço de saúde local apropriado. Isso serve para protegê-lo e ajudar a impedir a propagação de vírus e outras infeções.