OMS: Governos só devem gastar dinheiro com alimentação saudável

Organização Mundial da Saúde quer Governos a impor limitações e proibições a dietas não saudáveis e obrigar refeitórios e cantinas publicas a servirem apenas alimentos saudáveis. Sal, açúcar e gordura devem ser limitados ou proibidos.

OMS: Governos só devem gastar dinheiro com alimentação saudável
OMS: Governos só devem gastar dinheiro com alimentação saudável. Foto: © Rosa Pinto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que todas as entidades públicas, como escolas, creches, lares de idosos, hospitais e instalações correcionais bem como todos os refeitórios e cantinas de instituições públicas, podem desempenhar um papel fundamental para garantir que as pessoas recebam alimentos saudáveis ​​e possam ajudar a evitar as atuais 8 milhões de mortes que ocorrem anualmente causadas pelo consumo de dietas não saudáveis.

A OMS criou uma estrutura de ação para desenvolver e implementar políticas públicas de aquisição de alimentos e serviços para uma dieta saudável com o objetivo de aumentar a disponibilidade de alimentos saudáveis ​​por meio do estabelecimento de critérios nutricionais para alimentos servidos e vendidos em espaços de entidades públicas. Os objetivos também incluem a redução de doenças evitáveis ​​e de mortes devido ao alto consumo de sódio e sal, açúcares e gorduras, especialmente gorduras trans (ácidos gordos insaturados), e ao consumo inadequado de grãos inteiros, legumes, vegetais e frutas.

Para o Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “os locais públicos que atendem a toda a comunidade, incluindo as populações mais vulneráveis, devem ser locais onde as dietas saudáveis ​​sejam promovidas e não desencorajadas”, e considera que está na hora dos “Governos darem o exemplo, garantindo que os alimentos servidos ou vendidos em locais públicos contribuam para dietas saudáveis ​​e salvam vidas. Nenhum dinheiro público deve ser gasto em alimentos que contribuam para dietas não saudáveis.”

O quadro da estrutura de ação tem descreve que consumir uma dieta saudável desde o pré-nascimento até aos últimos dias de vida é vital para prevenir todas as formas de desnutrição, bem como diabetes, cancro e outras doenças não transmissíveis.

Os princípios básicos de dietas saudáveis recomendados pela OMS incluem:

limitar o consumo de sódio e garantir que o sal seja iodado;

limitar a ingestão de açúcares livres;

mudar o consumo de gordura, de gorduras saturadas para gorduras insaturadas;

eliminar as gorduras trans produzidas industrialmente;

aumentar o consumo de grãos inteiros, vegetais, frutas, nozes e leguminosas;

garantir a disponibilidade de água potável gratuita e segura.

Os Governos devem fomentara a aquisição de alimentos saudáveis ​​e devem definir critérios nutricionais para alimentos servidos e vendidos em ambientes públicos. Devem também desenvolver politicas que aumentem a disponibilidade de alimentos que promovam dietas saudáveis ​​e ou limitam ou proíbem a disponibilidade de alimentos que contribuem para dietas não saudáveis. As políticas devem cobrir todo o processo de compra, fornecimento, distribuição, preparação, serviço e venda de alimentos para garantir que cada etapa responda a critérios saudáveis.

“Os governos em todo o mundo têm a responsabilidade de liderar pelo exemplo servindo e vendendo alimentos que melhoram a saúde de seu povo”, referiu Tom Frieden, presidente e CEO da Resolve to Save Lives, uma iniciativa de estratégias vitais. “Esta estrutura de ação é uma oportunidade de fazer escolhas alimentares saudáveis ​​as escolhas padrão em grande escala.”

A OMS indica que Governos de todo o mundo têm vindo a assumir vários compromissos para acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo obesidade e as doenças não transmissíveis relacionados com a dieta, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e cancro. Agora torna-se necessário alcançar metas que se enquadram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a desnutrição, promover a saúde e o bem-estar e promover práticas de compras públicas sustentáveis até 2030.