Os cinco nutrientes essenciais para a saúde da pele

A aparência e a saúde geral da pele não se faz apenas com cremes e leites de limpeza, mas são necessários certos nutrientes que têm uma função essencial na pele. Há cinco nutrientes importantes a incluir na dieta para uma pele saudável.

0
Os cinco nutrientes essenciais para a saúde da pele
Os cinco nutrientes essenciais para a saúde da pele. Foto: Rosa Pinto

Para manter a pele saudável uma dieta com certos ingredientes é fundamental. Os especialistas em nutrição, como Margaret Ifarraguerri, nutricionista clínica do Hospital Sinai de Baltimore, EUA, descrevem cinco nutrientes importantes:

Ácidos gordos de ómega-3

Os ómega-3 geralmente estão associados à redução da pressão arterial e à saúde do cérebro e do coração. Mas também “podem reduzir a inflamação e manter a pele hidratada”, De acordo com o Gabinete de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health, EUA, a deficiência de ómega-3 pode causar pele áspera e escamosa e dermatite. Os ómegas 3 existem em peixes gordos como salmão, cavala, atum, arenque e sardinha. Mas também existem em sementes de linhaça, semente de chia e nozes.

Vitamina C

Da mesma forma que a deficiência de ómega-3, a deficiência de vitamina C pode levar a complicações, quando as pessoas recebem pouca ou nenhuma vitamina C, ou seja, menos de cerca de 10 mg por dia. A condição conhecida como escorbuto, que, entre outras coisas, pode causar pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele e má cicatrização de feridas.

Como o corpo precisa de vitamina C para produzir colagénio, uma proteína que auxilia na cicatrização de feridas. Uma deficiência pode resultar em lesões cutâneas, pele facilmente ferida ou pele de cicatrização lenta.

Em geral, a vitamina C é essencial para a produção de células da pele, esclarece a nutricionista. Algumas das melhores fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, como laranjas e toranjas, bem como tomates, frutas vermelhas, pimentos e kiwis.

Vitamina A

Além de apoiar a visão normal, o sistema imunológico e a reprodução, a nutricionista afirma que a vitamina A, que atua como antioxidante, “é essencial para promover o crescimento das células da pele” e pode ajudar a proteger a pele dos danos dos raios ultravioleta (UV), sendo que a luz ultravioleta do sol é mais forte durante a primavera e o verão.

As quantidades adequadas de vitamina A podem ser obtidas pelo consumo regular de vegetais de folhas verdes (incluindo brócolos), cenoura, batata-doce e abóbora.

Vitamina E

“A vitamina E também atua como um antioxidante e pode ajudar a proteger contra os danos UV”, esclarece Ifarraguerri. A pele seca também tem sido associada à deficiência de vitamina E.

Os alimentos ricos em vitamina E incluem amêndoas, avelãs e manteiga de amendoim. Óleos vegetais, incluindo óleos de cártamo, girassol e gérmen de trigo também estão entre as melhores fontes de vitamina E.

Zinco

O zinco, esclarece a nutricionista, “é um nutriente essencial para a cicatrização de feridas” e para manter a pele saudável. Algumas pessoas que têm úlceras de pele (feridas abertas ou saliências que se desenvolvem na pele por causa do fluxo sanguíneo insuficiente) podem se beneficiar de suplementos dietéticos de zinco, mas apenas se tiverem baixos níveis de zinco, indica o National Institutes of Health.

O feijão cozido, porco e vaca estão entre as boas fontes alimentares de zinco. Mas as ostras têm mais zinco do que qualquer outro alimento.

A maioria dos nutrientes deve vir de alimentos e bebidas, no entanto, consulte o seu médico e nutricionista sobre as necessidades nutricionais específicas e a melhor forma de atendê-las.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!