Pacientes recuperados da COVID-19 continuam com o coronavírus

Investigadores descobriram que doentes da COVID-19 recuperados continuam com o coronavírus e a contagiar. Assim, recomendam que os doentes continuem a ser observados e em casa mais duas semanas para não infetar outras pessoas.

Pacientes recuperados da COVID-19 continuam com o coronavírus
Pacientes recuperados da COVID-19 continuam com o coronavírus

Num novo estudo, investigadores descobriram que metade dos pacientes tratados por infeção leve à COVID-19 ainda apresentavam coronavírus até oito dias após o desaparecimento dos sintomas. O estudo foi publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine da American Thoracic Society.

O estudo realizado pelos investigadores Lixin Xie e Lokesh Sharma envolveu 16 pacientes com COVID-19 que foram tratados no Hospital Geral do PLA em Pequim, entre 28 de janeiro e 9 de fevereiro de 2020. Os pacientes tinham uma idade média de 35,5 anos.

Os investigadores recolheram amostras de esfregaços de garganta de todos os pacientes em dias alternados, que foram analisados. Os pacientes receberam alta após a recuperação e confirmação do status viral negativo, por pelo menos dois testes consecutivos de reação em cadeia da polimerase (PCR).

“A descoberta mais significativa do nosso estudo é que metade dos pacientes continuava a eliminar o vírus mesmo após a resolução dos sintomas”, referiu Lokesh Sharma, da Faculdade de Medicina de Yale. “Infeções mais graves podem ter tempos de eliminação ainda mais longos”.

Os sintomas primários nos pacientes do estudo incluíram febre, tosse, dor na faringe (faringalgia) e respiração difícil ou dificultada (dispnéia). Os pacientes foram tratados com uma variedade de medicamentos.

O tempo entre a infeção e o início dos sintomas (período de incubação) foi de cinco dias entre todos, exceto num paciente. A duração média dos sintomas foi de oito dias, enquanto o tempo em que os pacientes permaneceram com a capacidade de contagiar, após o final dos sintomas, variou de um a oito dias. Dois pacientes sofriam de diabetes e um teve tuberculose, nenhum dos quais afetou o momento do curso da infeção por COVID-19.

“Se teve sintomas respiratórios leves do COVID-19 e ficou em casa para não infetar pessoas, estenda a quarentena por mais duas semanas após a recuperação para garantir que não infetará outras pessoas”, recomendou Lixin Xie, Médico e investigador da Faculdade de Medicina Pulmonar e Intensiva do Hospital Geral Chinês da PLA, Pequim.

Os investigadores enviaram uma mensagem especial para a comunidade médica: “Os pacientes com COVID-19 podem continuar a infetar mesmo após a recuperação sintomática; portanto, tratem os pacientes assintomáticos recentemente recuperados com o mesmo cuidado que os pacientes sintomáticos”.

Os investigadores enfatizaram que todos esses pacientes tiveram infeções mais leves e recuperaram da doença, e que o estudo analisou um pequeno número de pacientes. Eles observaram que não está claro se resultados semelhantes se aplicam a pacientes mais vulneráveis, como idosos, pacientes com sistema imunológico suprimido e pacientes em terapia imunossupressora.

“São necessários mais estudos para investigar se o vírus detetado por PCR em tempo real é capaz de transmitir nos estágios posteriores a infeção da COVID-19”, acrescentou Lixin Xie.