Parlamento Europeu debate Estado da União com Jean-Claude Juncker

Parlamento Europeu debate o estado da União da União com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. É o último discurso do Presidente da Comissão sobre o Estado da União a oito meses das eleições europeias. Assista aqui em direto ao debate.

Parlamento Europeu debate Estado da União com Jean-Claude Juncker
Parlamento Europeu debate Estado da União com Jean-Claude Juncker. Foto: UE/Mauro Bottaro

No Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o quarto e último discurso de Jean-Claude Juncker sobre o estado da União Europeia (UE) tem início às 8h00 (hora em Lisboa), seguindo-se um debate com os eurodeputados, até às 12h00. Assista aqui.

O Presidente da Comissão Europeia aborda o impacto das medidas propostas pelo executivo comunitário nas suas dez áreas prioritárias e revela o que a Comissão pretende ainda apresentar no período que antecede as eleições europeias.

Os eurodeputados fazem o balanço dos resultados do mandato da “Comissão Juncker” até à data e definem os objetivos que a União Europeia a 27 deve alcançar antes de maio de 2019.

O debate sobre o estado da União é um momento fundamental do processo de controlo democrático que o Parlamento Europeu exerce sobre o executivo comunitário. É feita uma avaliação do que foi alcançado no último ano, apresentam-se as prioridades para o ano seguinte e discutem-se os desafios mais prementes enfrentados pela UE. O primeiro discurso no Parlamento Europeu sobre o estado da União foi proferido pelo anterior presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, a 7 de setembro de 2010.