PE galardoa cineasta ucraniano Oleg Sentsov com prémio Sakharov

Parlamento Europeu entregou hoje o prémio Sakharov ao cineasta e escritor ucraniano Oleg Sentsov. A receber o galardão esteve a prima do distinguido, Natalya Kaplan, e o seu advogado Dmitriy Dinze, dado Oleg Sentsov estar em prisão na Rússia.

PE galardoa cineasta ucraniano Oleg Sentsov com prémio Sakharov
PE galardoa cineasta ucraniano Oleg Sentsov com prémio Sakharov. Foto: PE

O Prémio Sakharov 2018 para a Liberdade de Pensamento foi hoje atribuído ao cineasta e escritor ucraniano Oleg Sentsov. O galardoado não pode estar presente no Parlamento Europeu (PE) para receber o prémio porque permanece preso na Sibéria, Russia, cumprindo uma pena de 20 anos por de acordo com a acusação russa “planear atos de terrorismo” contra a permanência “de facto” russa na Crimeia.

O prémio foi recebido por Natalya Kaplan, prima de Oleg Sentsov e o advogado do detido, Dmitriy Dinze, que representaram o galardoado na cerimónia realizada no hemiciclo do PE, em Estrasburgo.

Na entrega do prémio, Antonio Tajani, presidente do PE, referiu: “Oleg Sentsov foi laureado pelo seu protesto pacífico contra a ocupação ilegal da sua terra-natal, a Crimeia. Mas também pela sua coragem, determinação e convicções no apoio da dignidade humana, democracia, Estado de direito e direitos humanos.”

Antonio Tajani acrescentou que “a greve de fome de Sentsov e a sua corajosa postura pública fizeram dele um símbolo da luta pela libertação dos prisioneiros políticos que ainda se encontram detidos na Rússia e em todo o mundo.”

O Presidente do PE indicou ainda que o prémio é entregue num momento de graves tensões entre a Rússia e a Ucrânia e pediu que haja um resfriar da escalada do conflito, e ao mesmo tempo reiterou o apoio à integridade territorial da Ucrânia.

Mas Antonio Tajani também apelou à libertação imediata e incondicional de Oleg Sentsov e de todos os outros cidadãos ucranianos “detidos ilegalmente” na Rússia e na Península da Crimeia, bem à libertação de outros galardoados que se encontram detidos, e afirmou: “O Prémio Sakharov não é apenas um prémio. É um compromisso. Continuamos a acompanhar de perto os nossos laureados”.

Depois de receber o galardão das mãos de Antonio Tajani, Natalya Kaplan descreveu de uma forma muito vívida a vida, as ações levadas a cabo durante a anexação da Crimeia e as torturas e espancamentos pelos quais o seu primo passou quando foi preso e condenado por atos que nunca havia cometido, e referiu: “Oleg é uma pessoa que não pode desistir e apenas ficar sentado em silêncio. Ele é um lutador por natureza”.

Natalya Kaplan referiu ainda que durante o período de 145 dias que Oleg Sentsov esteve de greve de fome “nenhum prisioneiro político foi libertado, mas isso não significa que ele tenha perdido”, pois “devido ao seu ato o mundo inteiro falou sobre as repressões da Rússia, e isso é uma vitória”, e Natalya Kaplan concluiu a intervenção transmitindo uma mensagem do próprio Oleg Sentsov: “Não posso estar presente nesta sala, mas vocês podem ouvir as minhas palavras. Mesmo que outra pessoa esteja a dizer que a palavra é a principal ferramenta de alguém e, muitas vezes, a sua também, especialmente quando tudo o resto foi retirado dele”.