Portugal e Rússia estabelecem roteiro para reforçar cooperação económica

Reunião da Comissão Mista de Cooperação Económica-Técnica de Portugal e Rússia, realizada em Lisboa, concluiu com assinatura de um Roteiro para o desenvolvimento económico entre os dois países, nomeadamente aumento de trocas comerciais e fluxos de turísticos.

Portugal e Rússia estabelecem roteiro para reforçar cooperação económica
Portugal e Rússia estabelecem roteiro para reforçar cooperação económica. Foto: DR

A Comissão Mista de Cooperação Económica-Técnica de Portugal e Rússia reuniu, hoje, em Lisboa. A reunião foi copresidida por Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, e Maxim Oreshkin, Ministro do Desenvolvimento Económico da Federação da Rússia. No encontro desta VII Comissão Mista foi assinado um Roteiro para a Dinamização da Cooperação Russo-Portuguesa para o período de 2018 a 2020.

O Roteiro vai permitir um reforço das relações bilaterais entre os dois países, designadamente: no alargamento do quadro jurídico da Cooperação Económica e Comercial; na dinamização da cooperação económica, comercial e de investimento; no reforço da inovação; na interação económica e comercial entre Portugal e Rússia; nas infraestruturas e transportes; nas energias renováveis e na indústria.

Os dois países acordaram desenvolver ações no período 2018 a 2020 no sentido de promover o aumento do comércio de bens e serviços entre a Rússia e Portugal e os fluxos turísticos.

Pedro Siza Vieira afirmou que este roteiro “é um impulso importante para dinamizar as relações económicas entre Portugal e a Rússia”, e acrescentou que “neste momento, a Rússia é o nosso 36.º principal mercado para exportações, pelo que as relações comerciais têm grande margem de progressão.”

“Portugal é um país com recursos altamente qualificados e com produtos de alta qualidade e tecnologicamente avançados, e esperamos que este acordo possa estimular um maior investimento russo no nosso país”, concluiu o Ministro Adjunto e da Economia.