Portugal recebe mais 64 milhões de euros da UE para ajuda na pandemia

Comissão Europeia reforça apoio a Portugal em 64 milhões de euros para expansão e reforço em equipamentos de Hospital da Madeira e para apoio às PME nos setores mais afetados pela pandemia.

Portugal recebe mais 64 milhões de euros da UE para ajuda na pandemia
Portugal recebe mais 64 milhões de euros da UE para ajuda na pandemia. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia aprova a alteração de dois programas do Fundo Social Europeu (FSE) para Portugal. Esta alteração aos programas operacionais tem o objetivo de ajudar a combater os efeitos da pandemia de COVID-19, e ajudar para uma recuperação ecológica e digital, bem como apoiar os mais vulneráveis da sociedade.

As alterações envolvem para Portugal, um montante adicional de 64 milhões de euros para ajudar a Região Autónoma da Madeira a reforçar o sistema de saúde regional, em especial acrescentando um novo espaço ao Hospital Dr. Nélio Mendonça para os doentes com COVID-19 e para aquisição de unidades de refrigeração para armazenar medicamentos e vacinas.

As verbas são destinadas igualmente a prestar apoio às pequenas e médias empresas (PME) nos setores mais afetados pela pandemia, em particular nos investimentos empresariais em Tecnologias de Informação e na digitalização, bem como na melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas e na manutenção de medidas de apoio à inclusão e ao emprego, incluindo a formação para a adaptação de competências e qualificações.