Procuram-se cientistas para investigação sobre o novo coronavírus

Fundo Nacional Suíço da Investigação Científica abre concurso para financiar projetos de investigação sobre o novo coronavírus. O concurso abre dia 6 de março e os projetos devem estar alinhados com as prioridades da OMS para o COVID-19.

Procuram-se cientistas para investigação sobre o novo coronavírus
Procuram-se cientistas para investigação sobre o novo coronavírus. Foto: © Rosa Pinto

O Fundo Nacional Suíço da Investigação Científica (FNS) abre consulta financiamento de projetos de investigação sobre o novo coronavírus. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre esta nova estirpe e melhorar a resposta clínica e a saúde pública.

Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a recente epidemia de coronavírus (COVID-19) constitui “uma emergência internacional de saúde pública”. Nesta linha há uma imediata necessidade de investigação para melhor este novo coronavírus, a sua possível evolução, no futuro, e como conter sua disseminação com recurso também a diagnóstico eficaz e na melhoria da resposta das autoridades de saúde pública, bem como nos cuidados prestados às pessoas infetadas.

O FNS decidiu alocar vários milhões de francos suíços de fundos especiais para investigação sobre coronavírus. O FNS anunciou que em 6 de março de 2020, vai lançar um concurso para que durante a segunda quinzena de março sejam apresentadas propostas de investigação.

Os projetos de investigação submetidos devem contribuir para a compreensão do coronavírus ou melhorar a resposta clínica ou das autoridades de saúde pública, em dois anos. Este concurso será baseado na agenda de investigação definida pela Organização Mundial da Saúde, nas prioridades do Gabinete Federal da Saúde Pública, bem como na avaliação do FNS do potencial da investigação na Suíça. Cientistas de todas as disciplinas que possam potencialmente contribuir são convidados a enviar as suas propostas.

É a primeira vez que o FNS um convite à apresentação de propostas em resposta imediata a uma situação específica. Com base na experiência adquirida durante este concurso, o FNS irá desenvolver princípios com o objetivo de definir quando e como reagir a situações semelhantes.