Robôs para eliminar coronavírus chegam a hospitais da UE

Primeiros robôs europeus para desinfetar quartos hospitalares chegam a dois hospitais da Eslovénia. Os robôs usam luz ultravioleta para eliminar o coronavírus que causa a COVID-19. Comissão Europeia disponibilizou 12 milhões de euros para aquisição de 200 robôs.

Robôs para eliminar coronavírus chegam a hospitais da UE
Robôs para eliminar coronavírus chegam a hospitais da UE

Dois hospitais eslovenos acabam de receber os primeiros robôs adquiridos pela Comissão Europeia para desinfetar os quartos dos doentes, e desta forma auxiliar a reduzir e a conter a propagação do coronavírus que causa a COVID-19.

Estes robôs podem desinfetar um quarto de dimensões normais em apenas 10 minutos, utilizando luz ultravioleta, e desinfetam mais de 18 quartos com uma única carga.

A utilização dos robôs permite assegurar um ambiente estéril nos hospitais, sem expor o pessoal a riscos desnecessários.

Os robôs são fornecidos pela empresa dinamarquesa UVD Robots, depois de um concurso público lançado pela Comissão Europeia com caracter de urgência. Uma ação que integra os esforços da Comissão no sentido de fornecer equipamento útil e necessário aos Estados-Membros e assim ajudar a combater a pandemia.

A Comissão Europeia disponibilizou 12 milhões de euros do Instrumento de Apoio de Emergência para a aquisição de 200 robôs para os hospitais da União Europeia.