Sala não ventilada aumenta 6 vezes a exposição à COVID-19

Sala com má circulação de ar aumenta a exposição ao coronavírus que causa a COVID-19 até 6 vezes. A ventilação da sala é essencial para manter uma boa qualidade do ar com diminuição de aerossóis.

Sala não ventilada aumenta 6 vezes a exposição à COVID-19
Sala não ventilada aumenta 6 vezes a exposição à COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

Uma boa ventilação para diluir e dispersar os poluentes do ar interno é reconhecido como benéfico há muito tempo e, a pandemia de COVID-19 veio aumentar a importância de uma boa circulação do ar.

Novas experiências feitas por investigadores no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (Berkeley Lab) mostram que em certas circunstâncias os contaminantes do ar podem não ser efetivamente dispersos e removidos pela ventilação normal do edifício.

Os investigadores usaram CO2 para rastrear pequenos aerossóis respiratórios que viajam com as correntes de ar numa sala, e descobriram que quando as aberturas (ou difusores) estão fornecer ar quente, eram criadas condições termicamente estratificadas que bloqueiam o fluxo de ar limpo para a parte menos alta, ou seja para a “zona de respiração”. Que é na altura média da sala.

Mesmo quando as pessoas estão sentadas a mais de 1,8 metros umas das outras, algumas podem ser expostas a aerossóis respiratórios de outras pessoas numa taxa 5 a 6 vezes maior do que se a mesma sala estivesse bem ventilada, concluiu o estudo já publicado na revista “Indoor Air”.

“Quando todo o ar está bem misturado, todos ficam expostos às mesmas condições”, disse Woody Delp, investigador do Laboratório Berkeley. “Quando (o ar) não está bem misturado, pode-se ter, da perspetiva da COVID, pontos quentes em potencial. Portanto, se houver um indivíduo infetado na sala, em vez do ar expelido ser totalmente disperso e, em seguida, devidamente diluído e removido pelo sistema HVAC, outra pessoa sentada ao lado dele ou até mesmo do outro lado da sala pode obter uma alta concentração do aerossol viral emitido pela pessoa infetada”.

Woody Delp observou que a situação ocorreria apenas no caso de ar aquecido sendo fornecido pelos difusores superiores. Quando o ar frio ou neutro está a ser fornecido, os investigadores não viram a estratificação térmica ocorrer; em vez disso, a sala estava bem ventilada nessas circunstâncias.

“A ventilação é essencial para manter uma boa qualidade do ar”, disse Brett Singer, principal autor do estudo e chefe do Grupo de Ambiente Interno do Laboratório Berkeley. “Mas se estiver a aquecer por parte superior sem misturar intencionalmente o ar da sala, não terá todos os benefícios da ventilação.”

Felizmente, há uma solução simples, descoberta pelo estudo: usar filtros de ar portáteis que puxam o ar de baixo para cima e o empurram para fora. “Eles cuidam da mixagem e também filtram o ar, então têm um benefício duplo”, disse Brett Singer.