Sintomas gastrointestinais podem ser primeiro sinal de COVID-19

Depois de estudos relatarem sobre sintomas gastrointestinais, incluindo anorexia, diarreia, náusea, vômito e dor abdominal, em doentes infetados por SARS-2-CoV. Agora um estudo prospetivo mostra haver prevalência em pacientes de COVID19.

Sintomas gastrointestinais podem ser primeiro sinal de COVID-19
Sintomas gastrointestinais podem ser primeiro sinal de COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

Um estudo prospetivo de controlo mostra que problemas digestivos podem ser um sintoma precoce para pessoas que se encontram com o novo coronavírus.

O estudo mostra que foi encontrada alta prevalência de sintomas gastrointestinais, em 74% em pacientes com COVID-19, sendo os sintomas gastrointestinais mais comuns a anorexia em 53% e a diarreia em 50%. No entanto, os sintomas gastrointestinais também foram prevalentes em 53% de pacientes que testaram negativo à COVID-19.

O estudo aceite para publicação na revista Gastroenterology indica que análises multivariáveis ​​mostraram que os sintomas gastrointestinais não estavam associados a uma maior probabilidade de testes positivos à COVID-19. Mas os investigadores lembram que como esses indivíduos não têm necessariamente sintomas respiratórios, eles podem não procurar ajuda rapidamente, pensando que os problemas digestivos não estão relacionados com o coronavírus.

“É muito comum ter sintomas gastrointestinais superiores, como perda de apetite. Três em cada quatro pessoas terá perda de apetite, mas a náusea só aparece numa em cada quatro pessoas. A mesma situação ocorre com a diarreia. É incomum, mas uma em cada quatro pode ter diarreia ”, referiu Paul J. Thuluvath, do Instituto de Saúde Digestiva e Doenças do Fígado, do Mercy Medical Center, Baltimore, EUA, e um dos autores do estudo.

O investigador recomenda que se está com sintomas gastrointestinais então deve” entrar em contato com o médico para que ele possa aconselhá-lo sobre como proceder”.

E acrescenta que “o vírus pode aparecer nas fezes, o que é apenas mais um motivo para praticar a lavagem cuidadosa das mãos”.