Tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias

O tabaco é responsável por diversas doenças, e as cardíacas estão a preocupar as entidades de saúde. Um recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde indica que o tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias.

Tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias
Tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias. Foto: © Rosa Pinto

Todos os anos, 1 milhão e 900 mil pessoas morrem de doenças cardíacas induzidas pelo tabaco, de acordo com um novo comunicado divulgado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Federação Mundial do Coração e pela Universidade de Newcastle na Austrália.

Uma em cinco das mortes por doenças cardíacas é derivada do consumo de tabaco, alertam os autores do relatório, que exortam todos os fumadores a pararem de fumar e evitar um ataque cardíaco, e enfatizam que os fumadores têm maior probabilidade de experimentar um evento cardiovascular agudo numa idade mais jovem do que os não fumadores.

Apenas alguns cigarros por dia, o fumo ocasional ou a exposição ao fumo passivo aumentam o risco de doenças cardíacas. Mas se os fumadores tomarem medidas imediatas e pararem de fumar, o risco de doenças cardíacas diminuirá em 50% após um ano sem fumar.

“Dado o nível atual de evidências sobre o tabaco e a saúde cardiovascular e os benefícios de parar de fumar para a saúde, deixar de oferecer serviços de cessação a pacientes com doenças cardíacas pode ser considerado negligência clínica ou negligência. As sociedades de cardiologia devem treinar seus membros na cessação do tabagismo, bem como promover, e até mesmo conduzir esforços de defesa do controlo do tabagismo”, disse Eduardo Bianco, presidente do Grupo de Especialistas em Tabaco da World Heart Federation, citado em comunicado pela OMS.

O relatório também mostra que o tabaco sem fumo é responsável por cerca de 200.000 mortes por doença coronária por ano. Os cigarros eletrónicos também aumentam a pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a hipertensão e as doenças cardíacas aumentam o risco de COVID-19 grave. Uma pesquisa recente da OMS descobriu que entre as pessoas que morreram de COVID-19, na Itália, 67% tinham pressão alta e, na Espanha, 43% das pessoas que desenvolveram COVID-19 viviam com doenças cardíacas, refere o comunicado da OMS.

“Os governos têm a responsabilidade de proteger a saúde de seu povo e ajudar a reverter a epidemia do tabaco. Tornar nossas comunidades livres do fumo reduz o número de internações hospitalares relacionadas ao tabaco, o que é mais importante do que nunca no contexto da atual pandemia ”, disse Vinayak Prasad, chefe da Unidade Sem Tabaco da OMS.

O controlo do tabaco é um elemento chave para reduzir as doenças cardíacas. Os governos podem ajudar os usuários de tabaco a parar de fumar, aumentando os impostos sobre os produtos do tabaco, aplicando proibições à publicidade do tabaco e oferecendo serviços para ajudar as pessoas a abandonar o tabaco.

O Dia Mundial do Coração assinala-se a 29 de setembro.