Tempo frente à TV aumenta risco de coágulos sanguíneos potencialmente fatais

Cientistas alertam que permanecer durante várias horas frente à Televisão aumenta risco de sofrer coágulos sanguíneos potencialmente fatais. O risco de coágulos sanguíneos não diminui mesmo que seja fisicamente muito ativo.

Tempo frente à TV aumenta risco de coágulos sanguíneos potencialmente fatais
Tempo frente à TV aumenta risco de coágulos sanguíneos potencialmente fatais

Ver televisão durante várias horas por dia aumenta risco sério de sofrer coágulos que podem ser fatais alertam os cientistas. Os resultados de investigação publicados na European Journal of Preventive Cardiology mostram que ver Televisão durante quatro ou mais horas por dia aumenta em 35% o risco de sofrer de coágulos sanguíneos em comparação com uma duração de menos de 2,5 horas.

“Os resultados do nosso estudo também sugeriram que ser fisicamente ativo não elimina o risco aumentado de coágulos sanguíneos associados à TV prolongada”, disse o principal autor do estudo, Setor Kunutsor, da Universidade de Bristol, Reino Unido. “Se vai fazer uma maratona frente à TV, então precisa de fazer pausas. Pode ficar de pé e movimentar-se a cada 30 minutos ou usar uma bicicleta de sala. E evite combinar televisão com lanches não saudáveis”.

Os investigadores examinaram a associação entre estar frente à televisão e o tromboembolismo venoso (TEV). TEV inclui embolia pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões) e trombose venosa profunda (coágulo de sangue em uma veia profunda, geralmente nas pernas, que pode viajar para os pulmões e causar embolia pulmonar).

No estudo os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática para recolher as evidências já publicadas disponíveis sobre o tema e, em seguida, combinaram os resultados usando um processo chamado meta-análise. “A combinação de vários estudos numa meta-análise fornece uma amostra maior e torna os resultados mais precisos e confiáveis ​​do que os verificados num estudo individual”, explicou o investigador.

A análise incluiu três estudos com um total de 131.421 participantes com 40 ou mais anos sem TEV pré-existente. A quantidade de tempo gasto frente à televisão foi avaliada por questionário e os participantes foram categorizados como telespectadores prolongados (assistir à televisão pelo menos quatro horas por dia) e nunca/raramente telespectadores (assistir menos de 2,5 horas por dia).

A duração média de acompanhamento dos participantes nos três estudos variou de 5,1 a 19,8 anos. Nesse período, 964 participantes desenvolveram TEV. Os investigadores analisaram o risco relativo de desenvolver TEV em telespectadores prolongados versus nunca/raramente. Eles descobriram que os espectadores prolongados eram 1,35 vezes mais propensos a desenvolver TEV em comparação com os espectadores que nunca/raramente.

A associação foi independente de idade, sexo, índice de massa corporal (IMC) e atividade física. “Todos os três estudos foram ajustados a esses fatores, pois estão fortemente relacionados ao risco de TEV; por exemplo, idade avançada, IMC mais alto e inatividade física estão associados a um risco aumentado de TEV”, disse Setor Kunutsor. “As descobertas indicam que, independentemente da atividade física, do IMC, da idade e do sexo, assistir muitas horas à televisão é uma atividade arriscada, no que diz respeito ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos”.

O investigador observou que as descobertas são baseadas em estudos observacionais e não provam que assistir à Televisão durante muito tempo causa coágulos sanguíneos.

Sobre as possíveis razões para a relação observada, esclareceu: “A visualização prolongada de Televisão envolve a imobilização, que é um fator de risco para TEV. É por isso que as pessoas são encorajadas a movimentar-se após a cirurgia ou durante um voo de longa distância. Além disso, quando se fica sentado numa posição apertada por longos períodos, o sangue acumula-se em extremidades em vez de circular e isso pode causar coágulos sanguíneos. Por outro lado, os telespetadores compulsivos tendem a comer produtos não saudáveis ​​que podem levar à obesidade e à pressão alta, o que aumenta a probabilidade de coágulos sanguíneos”.

Setor Kunutsor concluiu: “Os nossos resultados sugerem que devemos limitar o tempo que passamos em frente à televisão. Longos períodos de TV devem ser intercalados com movimento para manter a circulação. De um modo geral, se está muito tempo sentado na vida diária, por exemplo, devido ao trabalho que envolve ficar sentado durante horas frente a um computador, então certifique-se que se levanta e se movimenta de vez em quando.”