Teste rápido para a COVID-19 aprovado pela FDA nos EUA

Teste Xpert Xpress SARS-CoV-2 da Cepheid para diagnóstico rápido da COVID-19 foi aprovado, hoje, nos EUA pela FDA. O teste é lançado no mercado a 30 de março.

Teste rápido para a COVID-19 aprovado pela FDA nos EUA
Teste rápido para a COVID-19 aprovado pela FDA nos EUA. Foto: © Rosa Pinto

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu a primeira autorização para diagnóstico da COVID-19 no local de atendimento, para o teste Xpert Xpress SARS-CoV-2 da Cepheid.

O teste vai poder fornecer resultados dentro de horas, em vez dos testes existentes que demoram dias. A empresa planeia lançar o novo teste rápido até 30 de março de 2020, o que que mostra o esforço desenvolvido pela empresa.

Com novas ferramentas, como o diagnóstico a ser feito no local de atendimento do paciente, estamos a entrar numa nova fase de testes, onde os testes serão muito mais facilmente acessíveis”, referiu o secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar.

O comissário da FDA, Stephen Hahn, referiu: “A nossa equipa na FDA tem trabalhado sem parar para acelerar a revisão e autorização de novos diagnósticos durante a emergência de saúde pública da COVID-19”. Stephen Hahn acrescentou: “O teste no local de atendimento significa que os resultados são entregues aos pacientes no mesmo local, como hospitais, centros de atendimento de urgência e postos de socorro, em vez das amostras serem enviadas para um laboratório”. Os novos testes permitem o acesso do paciente a resultados imediatos”.

A FDA emitiu uma autorização para uso de emergência para a Cepheid para o teste Xpert Xpress SARS-CoV-2 para ser usado em laboratórios certificados, bem como em determinados ambientes de atendimento de pacientes.