Testes serológicos em 30 minutos para o novo coronavírus lançados pela bioMérieux

bioMérieux lança dois novos testes serológicos que em 30 minutos permitem detetar a presença de anticorpos das classes IgG E IgM para o novo coronavírus SARS-COV-2. Testes que permitem avaliar se a pessoa já foi infetada pelo novo coronavírus.

Testes serológicos em 30 minutos para o novo coronavírus lançados pela bioMérieux
Testes serológicos em 30 minutos para o novo coronavírus lançados pela bioMérieux. Foto: © Rosa Pinto

A bioMérieux anuncia o lançamento de dois novos testes serológicos para detetar anticorpos em indivíduos que tenham sido expostos ao coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a COVID-19.

Os testes anti-SARS-CoV-2 IgM e anti-SARS-CoV-2 IgG permitem identificar, em menos de 30 minutos, a presença de anticorpos IgG e IgM e resposta imunitária em indivíduos que tenham sido infetados com SARS-CoV-2. A empresa refere que ambos os testes demonstraram excelentes resultados em termos de especificidade, assegurando que testes a indivíduos não infetados revelem resultados enganosos.

Os testes vão ser executados nos sistemas de imunoanálise da bioMérieux. Estes sistemas são largamente utilizados, existindo mais de 30.000 sistemas instalados em todo o mundo.

“Nos últimos meses a empresa tem feito um esforço, a todos os níveis assinalável, para disponibilizar em tempo recorde a todos os tipos de laboratórios, um conjunto diverso de soluções diagnósticas de alta qualidade e fiabilidade, que ajudem os profissionais de saúde a ultrapassar a atual pandemia” referiu Rui Nunes, Diretor de Marketing da bioMérieux Iberia.

Eleonora Bunsow, Medical Advisor da bioMérieux Iberia indicou que os testes serológicos agora disponibilizados e “vulgarmente designados como ‘testes de imunidade’ “ são testes que “detetam a resposta imunitária contra o vírus, ou seja, a produção de anticorpos de quem tenha sido exposto ao SARS-COV-2, sendo uma solução que vem complementar toda a oferta diagnóstica da bioMerieux para o SARS-COV-2”.

Este lançamento segue-se ao teste lançado em Portugal em abril, desenvolvido especificamente para detetar a presença do coronavírus SARS-CoV-2, seguindo os alvos gen N, gen E e gen RdRp recomendados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla do inglês). Um teste compatível com vários modelos e marcas de sistemas de extração e amplificação, permitindo detetar secções específicas do genoma do novo coronavírus.

Para além deste lançamento, a bioMérieux, que é uma empresa líder em soluções de diagnóstico in vitro, está já a preparar o lançamento em Portugal de uma solução de diagnóstico molecular multiplex que permitirá a pesquisa de 23 agentes responsáveis por doenças respiratórias, incluído o SARS-CoV-2, em apenas 45 minutos.

A bioMérieuxEsta indicou que esta ferramenta, de fácil utilização e elevada performance, já recebeu uma autorização Emergency Use Authorization pela Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, e que está em curso o processo de aprovação CE-IVD.