O Campus de Torres Vedras do Medicina Universidade de Lisboa tem apresentação agendada para dia 30 de abril de 2025. A apresentação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pela Câmara Municipal de Torres Vedras do projeto que é considerado pioneiro surge como marco histórico para a prestação de cuidados de saúde, formação médica e investigação em Portugal.
O Campus de Torres Vedras “é a primeira extensão da FMUL fora do campus do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML)” refere João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL, e acrescentou: “e estou convicto que, pelas suas caraterísticas singulares, vai revolucionar a visão da investigação e da prestação de cuidados à comunidade, numa perspetiva de saúde global”.
É feita a apresentação das Unidades do Campus: Unidade de Saúde Familiar (USF) Académica, Unidade Interdisciplinar, Centro de Investigação Clínica, Centro de Investigação Tecnológica, Medicina Humanitária e Centro Académico. Um espaço de construção com cerca de 13 mil m2, que está localizado no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, e espera empregar cerca de 400 pessoas entre profissionais de saúde e prestadores de serviços.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, citada em comunicado, refere: “A colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa neste projeto pioneiro é uma aposta na saúde e investigação a nível nacional, mas também um investimento em Torres Vedras, que vai saber acolher estes profissionais de saúde e equipas multidisciplinares.”
“O Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras representa a oportunidade de a Faculdade de Medicina sair das paredes de um grande hospital terciário e poder preparar melhor os seus alunos na abordagem dos problemas clínicos da comunidade,” conclui Joaquim Ferreira, Coordenador do projeto por parte da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras resulta de um Memorando de Entendimento entre o Município de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, assinado a 28 de junho de 2019. A conclusão do projeto está prevista para os próximos cinco anos.