Transtorno do sono associado a níveis de lipídicos anormais

Apneia obstrutiva do sono está associada a alterações dos níveis de lipídicos concluiu estudo de investigação. Pacientes de transtorno do sono tinham níveis mais elevados de colesterol total, colesterol LDL, triglicéridos e níveis mais baixos de colesterol HDL.

Trabalhos de laboratório (imagem de arquivo)
Trabalhos de laboratório (imagem de arquivo). Foto: Rosa Pinto

No estudo publicado ontem, 21 de agosto, na revista cientifica ‘Respirology’, com o título “Obstructive sleep apnoea independently predicts lipid levels” os investigadores indicam que identificaram fortes associações entre a apneia obstrutiva do sono e níveis mais elevados de colesterol total, colesterol LDL, triglicéridos e níveis mais baixos de colesterol HDL.

O estado lipídico, ou seja, dos níveis como os colesteróis e os triglicéridos, foi influenciado pela localização geográfica com a maior concentração de colesterol total registada nos participantes do estudo do norte da Europa.

A análise incluiu 8592 adultos em toda a Europa a quem não lhe foi diagnosticado hiperlipidemia e não estavam a tomar fármacos hipolipemiantes.

Ludger Grote, da Universidade de Gotemburgo, e autor sénior do estudo, referiu: “Os nossos dados sugerem claramente que a apneia do sono pode ter um impacto negativo nos níveis lipídicos, o que pode em parte explicar a associação entre apneia do sono e aumento do risco de doença cardiovascular

O investigador acrescentou ainda que “os pacientes com apneia do sono precisam de uma gestão cuidadosa de todos os fatores de risco cardiovascular, incluindo de hiperlipidemia”, ou seja de concentração excessiva de lípidos no sangue.