União Europeia: 1,3 mil milhões para reforçar tecnologia digital e cibersegurança

Comissão Europeia atribui 1,3 mil milhões de euros para reforçar, em 2023 e 2024, as capacidades digitais críticas da União Europeia e as capacidades de cibersegurança contra ciberameças.

União Europeia: 1,3 mil milhões para reforçar tecnologia digital e cibersegurança
União Europeia: 1,3 mil milhões para reforçar tecnologia digital e cibersegurança. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia adotou dois programas de trabalho plurianuais para o Programa Europa Digital, atribuindo-lhe uma dotação de cerca de 1,3 mil milhões de euros de financiamento, para 2023 e 2024, sendo disponibilizados em 2023 de 553 milhões de euros

O Programa Europa Digital tem por objetivo reforçar a soberania tecnológica da Europa e desenvolver soluções digitais para o público, as administrações públicas e empresas.

A preocupação é reforçar as capacidades digitais críticas da União Europeia, com incisão nas principais áreas da tecnologia de proteção do clima e do ambiente, dados, Inteligência Artificial, Cloud, cibersegurança, competências digitais avançadas e implantação para a melhor utilização de tecnologias, como blockchain, tecnologia digital interoperável soluções de serviços públicos e outras necessidades urgentes no consumo de energia.

No domínio da cibersegurança, o orçamento de 375 milhões de euros para o período de 2023-2024, deverá aumentar a resiliência coletiva da União Europeia contra as ciberameaças, a implementar pelo Centro Europeu de Competências em Matéria de Cibersegurança.

O programa de trabalho de segurança cibernética irá apoiar, por exemplo, a capacitação de Centros de Operações de Segurança nacionais e transfronteiriços, a fim de criar um ecossistema de ponta em deteção de ameaças e análise de incidentes cibernéticos.

Também permitirá o reforço das capacidades de cibersegurança através dos Centros Nacionais de Coordenação, para promover a cooperação transfronteiriça e a preparação de ações conjuntas, conforme definido no regulamento do Centro Europeu de Competência Industrial, Tecnológica e de Investigação em Cibersegurança e da Rede de Centros Nacionais de Coordenação.