União Europeia assume atual dependência económica da China

No Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, deu conta da viagem que fez à China e afirmou que a China é atualmente um parceiro comercial vital para a União Europeia, e descreve quatro áreas-chave para reduzir riscos económicos.

União Europeia assume atual dependência económica da China
União Europeia assume atual dependência económica da China. Foto: © UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen referiu hoje no Parlamento Europeu que a sua ida a Pequim, China, é uma afirmação de que “não queremos cortar laços económicos, sociais, políticos e científicos” com a China, dado que “temos muitas ligações fortes e a China é um parceiro comercial vital – o nosso comércio representa cerca de 2,3 mil milhões de euros por dia”.

A União Europeia mantém um comércio de bens e serviços com a China que é considerado mutuamente benéfico, mas para Ursula von der Leyen nem tudo vai bem e referiu: É urgente reequilibrar a nossa relação com base na transparência, previsibilidade e reciprocidade. O que queremos é que a China respeite a igualdade de condições no acesso de nossas empresas ao mercado chinês, respeite a transparência sobre os subsídios, respeite a propriedade intelectual”.

A responsável europeia considera que “existem algumas áreas onde o comércio e o investimento representam riscos para nossa segurança económica e nacional, particularmente no contexto da fusão explícita da China dos seus setores militar e comercial”.

Em face do que são as perceções de risco a presidente da Comissão Europeia indicou: “É por isso que a parte central de nossa futura estratégia para a China deve ser a redução de riscos económicos” e considera importante que a União Europeia trabalhe quatro áreas-chave:

“A primeira é dar uma olhada crítica em nossa própria resiliência e dependência e tornar nossa própria economia e indústria mais competitivas e resilientes”. Trata-se de um trabalho que começou na aposta no verde e no digital até a uma política industrial em que estão os Chips, as Matérias-Primas Críticas e Indústria Net-Zero. “Agora devemos continuar a fortalecer a nossa resiliência e soberania em áreas-chave”, que são conhecidas: “é energia, é saúde e produtos farmacêuticos, é segurança alimentar”, indicou a presidente da Comissão.

A segunda é ser “mais ousado e melhor, no uso de nossos instrumentos de defesa comercial existentes. Demos a nós mesmos as ferramentas certas para lidar com questões de segurança e distorções econômicas. Portanto, devemos ser mais assertivos em usá-los quando precisamos deles”.

A terceira área-chave é trabalhar em novas ferramentas para alguns setores críticos, e “garantir que o capital das nossas empresas, a sua expertise e o seu conhecimento não sejam usados ​​para aumentar as capacidades militares e de inteligência daqueles que também são nossos rivais sistémicos”. Neste caso, considera Ursula von der Leyen, que estão a ser vazadas “tecnologias emergentes e sensíveis por meio de investimentos em outros países”.

E a quarta área-chave “é a cooperação com os parceiros, seja na segurança económica ou no comércio – seja com parceiros próximos no G7 ou com aqueles com quem temos laços mais fracos, mas alguns interesses compartilhados. Essa será uma parte essencial da diversificação e do fortalecimento da resiliência de nossas cadeias de suprimentos para reduzir nossas próprias vulnerabilidades”.

Ursula von der Leyen lembrou que “quando proferi o meu discurso sobre a China, afirmei que “uma forte política europeia para a China assenta numa forte coordenação entre os Estados-Membros e as instituições da UE e na vontade de evitar as táticas de dividir para conquistar que sabemos poderemos enfrentar.”

“Nos últimos dias e semanas já vimos essas táticas em ação. E agora é hora de a Europa também agir. Agora é a hora de demonstrar a nossa vontade coletiva, é hora de definir em conjunto o que é o sucesso e mostrar a unidade que nos torna fortes” concluiu a Presidente da Comissão Europeia.