A partir de hoje e até dia 8 de fevereiro, Coimbra torna-se na cidade da música. V Encontro Mundial de Piano de Coimbra ou “V Coimbra World Piano Meeting“, em inglês, reúne mais de 100 jovens pianistas de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte.
O evento que o Ministério da Cultura reconhece de prestígio nacional e internacional é organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, com um programa vasto que se estende de Coimbra até à Figueira da Foz e ao Sardoal.
A maioria dos concertos do “V Coimbra World Piano Meeting” é de entrada livre e têm como palco principal Coimbra, a cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO, onde jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos, vão dar atuar tornando o momento uma oportunidade única para todos os que possam assistir.
O Concerto de Abertura, organizado em parceria com o Município de Coimbra, está marcado para amanhã, dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco, em Coimbra. O concerto é da Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba, onde é homenageado o compositor Ludwig van Beethoven. Uma homenagem, no ano de comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, nascido em dezembro de 1770.
A grande dimensão do “V Coimbra World Piano Meeting” torna-o num evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas representando mais de 20 nacionalidades.
O programa é vasto e decorre ao longo dos vários dias com Masterclasses, diversos Concertos – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras, havendo também uma Competição de Piano.
Ministério da Cultura reconhece prestígio nacional e internacional
Ministra da Cultura, Graça Fonseca, elogiou a iniciativa e referiu: “Em virtude do prestígio nacional e internacional desde evento, impõe-se transmitir as mais elevadas felicitações à Academia Aquiles Delle Vigne por esta iniciativa sublinhando o elevado número de jovens participantes oriundos de mais de 20 países, bem como o alargamento do território onde o mesmo se irá realizar, num esforço claro de alargamento e envolvimento de novos públicos”.
Para Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia: “A V edição do evento está a criar grandes expetativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional”.
Sardoal com Concerto Jovens Talentos a 4 de fevereiro
O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, acolhe no dia 4 de fevereiro, pelas 21h30, o Concerto de Jovens Talentos ou Young Talents Concert, em inglês, integrado no “V Coimbra World Piano Meeting”, que se destacará pela elevada qualidade artística e técnica dos jovens pianistas.
O Concerto, de entrada livre, decorre no âmbito do Protocolo de Colaboração, assinado entre o Município de Sardoal e a Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, e tem como objetivo fomentar as atividades culturais que acrescentem valor cultural aos munícipes de Sardoal e de concelhos vizinhos, divulgando, simultaneamente, o trabalho da Academia.
Figueira da Foz com Prémio Internacional de Piano a 7 de fevereiro
O Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz acolhe no próximo dia 7 de fevereiro, pelas 21h00, a final do Prémio Internacional de Piano (Figueira da Foz International Prize), integrado no “V Coimbra World Piano Meeting”, que tem como objetivo eleger o melhor jovem talento. Este concerto, de entrada livre, tem a participação da Orquestra Filarmónica das Beiras, sob direção do maestro Rui Pinheiro.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta