Vacina contra a COVID-19 apresenta vantagens ao risco raro de miocardite

Vacina contra a COVID-19 em crianças e jovens é uma escolha segura, eficaz e com grandes vantagens em comparação com o risco real, mas muito raro, de um evento de miocardite. A conclusão é de médicos do Hospital Pediátrico de Los Angeles, EUA.

Vacina contra a COVID-19 apresenta vantagens ao risco raro de miocardite
Vacina contra a COVID-19 apresenta vantagens ao risco raro de miocardite

Muitos pais têm-se manifestado preocupados com a possibilidade dos filhos virem a sofrer miocardite – inflamação do coração – após receberem a vacina contra a COVID-19. Uma preocupação que poderá ser compreensível.

No entanto os médicos têm vindo a referir que também há notícias tranquilizadoras, indicando que a inflamação do coração após a vacina é um evento muito raro, e que na maioria dos casos essa inflamação é leve e que os pacientes recuperaram após alguns dias de tratamento e repouso.

Os médicos, Jennifer Su, cardiologista pediátrica, e Michael Neely, especialista em doenças infeciosas, ambos do Hospital Pediátrico de Los Angeles, EUA, explicaram que entre os sintomas que podem ser serem observados na criança após a vacinação e as vantagens de tomar a vacina, consideram que a toma da vacina é de longe a escolha mais segura.

Os serviços médicos observaram um risco aumentado de inflamação do coração em adolescentes e adultos jovens que receberam recentemente as vacinas da Moderna ou da Pfizer-BioNTech. A maioria desses casos ocorreu em adolescentes e jovens adultos, com idades entre 12 e 29 anos. A vacina Pfizer está autorizada para as crianças de 5 anos até aos adultos com mais de 80 anos. A vacina da Moderna está autorizada, até agora, para pessoas com 18 ou mais anos de idade.

A miocardite como a pericardite têm vindo a ser relatadas. A miocardite é a inflamação do próprio coração e a pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. Mas num estudo que envolveu mais de 3.000 crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer, nenhuma desenvolveu miocardite.

Para Michael Neely o número de 3000 crianças envolvidas no estudo “não é suficiente para detetar casos de miocardite de forma confiável quando o risco é mínimo”, e referiu: “É reconfortante que o risco em crianças mais novas pareça ser tão baixo” em comparação com os adolescentes.”

Para os médicos a inflamação do coração é sempre levada a sério, mas felizmente, a maioria dos casos pós-vacina em jovens foi de pouca duração, e melhoraram rapidamente.

“Ainda é cedo, mas não esperamos que tenham consequências a longo prazo”, disse Jennifer Su. “Na maioria dos pacientes, a função cardíaca está completamente normal. Nós os monitoramos de perto, mas normalmente eles são tratados com nada mais do que ibuprofeno. ”

Em contraste, os casos tradicionais de miocardite em adolescentes – geralmente causados ​​por uma infeção viral – costumam ser mais graves. “A reação pós-vacina específica geralmente se enquadra no espectro mais brando da miocardite”, esclareceu a cardiologista.

Os sintomas geralmente aparecem alguns dias após a administração da vacina Moderna ou da Pfizer, principalmente após a segunda dose. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Palpitações cardíacas (batimento cardíaco rápido).

“Deve ser consultado o pediatra, de preferência um dia após o início dos sintomas”, indicou Michael Neely, e acrescentou que as pessoas devem saber “que outras condições além da miocardite podem causar também esses sintomas. É importante descobrir o que está a acontecer. ”

Os especialistas indicam que existem dois testes muito simples que o médico pode fazer para verificar rapidamente a criança tem miocardite:

  • Um exame de sangue para testar uma proteína que é libertada quando há inflamação do coração;
  • Um eletrocardiograma (EKG), que mede a atividade elétrica do coração em repouso.

Crianças com miocardite costumam ser hospitalizadas, e a maioria dos pacientes com miocardite pós toma da vacina COVID-19 respondeu bem ao repouso e ao ibuprofeno e teve alta após alguns dias.

“Nós hospitalizamos os pacientes para monitorá-los”, explicou Jennifer Su. “Geralmente é devido a um excesso de cautela para garantir segurança e para que a inflamação seja completamente resolvida”.

Os médicos indicaram que até o final de julho, no Hospital Pediátrico de Los Angeles tratou oito casos de miocardite em adolescentes que tinham recebido recentemente a vacina contra a COVID-19. Mas não foi determinado se todos esses casos foram causados ​​pela vacina.

A vacina pode causar a miocardite mas esta reação é muito rara e geralmente de curta duração. Os médicos referem que na realidade não existe uma escolha totalmente livre de riscos, e que os jovens enfrentam um risco maior de miocardite se contraírem a própria COVID-19. Um exemplo vem de um estudo recente de atletas universitários Big Ten que já tinham tido COVID-19 e descobriram que 2,3% mostraram sinais de inflamação do coração em ressonâncias magnéticas cardíacas.

“Como cardiologista, estou muito menos preocupado com uma reação à vacina, muito rara e geralmente autorresolvente, do que com a COVID-19 e como ela pode afetar nossas crianças”, afirmou Jennifer Su. “Os benefícios da vacina superam em muito os riscos.”

Jennifer Su observou que, no ano passado, a COVID esteve entre as 10 principais causas de morte entre crianças de 5 a 11 anos e foi associada a 40% de todos os casos de miocardite em crianças. Ensaios clínicos em crianças de 5 a 11 anos descobriram que a vacina é mais de 90% eficaz na prevenção da COVID sintomática.

Michael Neely acrescentou que mais de 7 mil milhões de doses de várias vacinas contra a COVID-19 foram dadas a mais de 4 mil milhões de pessoas em todo o mundo até agora. “Com qualquer terapia ou medicamento, haverá sempre eventos raros”, disse o especialista. “Mas essas vacinas estão entre as mais seguras e eficazes já desenvolvidas. Temos agora muitos dados para mostrar isso.”

Mas há mais, dado que esta doença não é simples, pois adolescentes e jovens adultos que contraíram a COVID-19 podem desenvolver COVID longa – com sintomas persistentes, às vezes debilitantes. E, ao contrário da crença popular, as crianças e adolescentes infelizmente podem ser hospitalizados por causa da COVID-19 (embora num frequência mais baixa que os adultos) – e alguns morreram.

Uma simples injeção pode evitar esses resultados. “Para cada milhão de vacinas administradas a crianças dos 12 aos 24 anos de idade, são evitados cerca de 30.000 casos de infeção por COVID, 2.000 hospitalizações e 20 mortes – todos nessa faixa etária”, explicou Michael Neely.

A vacinação de jovens também ajudará a diminuir as taxas de infeção na comunidade e a criação de novas variantes.

“As vacinas são incrivelmente protetoras contra doenças graves, mesmo para a variante Delta”, acrescentou Michael Neely. “Dois grandes estudos – um nos Estados Unidos e um em Israel – mostram que as vacinas têm eficácia superior a 90% na prevenção de hospitalização em adolescentes.”

Michael Neely recomenda que os pais que não têm certeza sobre a vacina conversem com o pediatra sobre suas preocupações.