Vacina contra o Ébola autorizada pela Comissão Europeia

Comissão Europeia aprova introdução da vacina contra o Ébola no mercado. A vacina “Ervebo” teve parecer favorável da Agência Europeia de Medicamentos, e tem vindo a ser usada em profissionais de saúde expostos a risco de infeção.

Vacina contra o Ébola autorizada pela Comissão Europeia
Vacina contra o Ébola autorizada pela Comissão Europeia. Foto: © Rosa Pinto

VacinaErvebo”, contra o Ébola, da empresa Merck Sharp & Dohme BV vai ser introduzida no mercado, após autorização, já concedida, pela Comissão Europeia.

A vacina que foi desenvolvida após o surto de Ébola na África Ocidental em 2014, já está a ser usada, como parte de um protocolo específico, para proteger pessoas em risco de infeção, como profissionais de saúde ou pessoas expostas a pessoas infetadas.

A decisão da Comissão Europeia vem na sequência da recomendação da Agência Europeia de Medicamentos, que avaliou os benefícios e os riscos da vacina.

A Comissão indicou que está em curso um ensaio clínico de uma segunda vacina contra o Ébola a decorrer na República Democrática do Congo, com o apoio do programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizonte 2020.