Vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech pode proteger da variante Ómicron

Três doses da vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech podem neutralizar a variante Ómicron. Estudos laboratoriais preliminares mostram que uma terceira dose pode aumentar os anticorpos 25 vezes mais em comparação com a toma de duas doses.

Vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech pode proteger da variante Ómicron
Vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech pode proteger da variante Ómicron. Foto: DR

A Pfizer e a BioNTech divulgaram que os resultados de um estudo laboratorial inicial indicam que os anticorpos séricos induzidos pela vacina COVID-19 neutralizam a variante Ómicron do SARS-CoV-2 após três doses. Um mês após a toma da terceira dose (dose de reforço) os níveis de anticorpos para neutralizar a variante Ómicron são comparáveis ​​aos observados para neutralizar SARS-CoV-2 após duas doses.

Os indivíduos que receberam duas doses da vacina COVID-19 exibiram, em média, uma redução de mais de 25 vezes nos títulos de neutralização contra a variante Ómicron em comparação com o SARS-CoV-2 inicial, indicando que duas doses da vacina podem não ser suficientes para proteger contra a infeção com a variante Ómicron.

Uma proteção mais robusta pode ser alcançada através de uma terceira dose, pois os dados de estudos adicionais das empresas indicam que um reforço com a vacina COVID-19 atual da Pfizer e BioNTech aumenta os títulos de anticorpos em 25 vezes.

Os níveis de anticorpos estão associados a uma alta eficácia contra o SARS-CoV-2 e respetivas variantes. Uma terceira dose aumenta fortemente o CD8 +Níveis de células T contra múltiplos epítopos de proteína de Spike, que são considerados correlacionados com a proteção contra doenças graves. Em comparação com o SARS-CoV-2 inicial, a grande maioria desses epítopos permanece inalterada na variante Ómicron.

“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra doenças graves causadas pela variante Ómicron, é claro a partir desses dados preliminares que a proteção é melhorada com uma terceira dose de nossa vacina”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer. “Garantir que o maior número possível de pessoas estejam totalmente vacinadas com as duas primeiras séries de doses e um reforço continua a ser o melhor curso de ação para prevenir a propagação de COVID-19.”

“Nosso primeiro conjunto de dados preliminares indica que uma terceira dose ainda pode oferecer um nível suficiente de proteção contra doenças de qualquer gravidade causada pela variante Ómicron”, disse Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech. “Amplas campanhas de vacinação e reforço em todo o mundo podem nos ajudar a proteger melhor as pessoas em todos os lugares e a passar o inverno. Continuamos a trabalhar em uma vacina adaptada, que acreditamos que ajudará a induzir um alto nível de proteção contra a doença COVID-19 induzida por Ómicron, bem como uma proteção prolongada em comparação com a vacina atual. ”