Vacina COVID-19 de reforço da Moderna para proteção da variante Delta

Vacina de reforço contra a COVID-19, da Moderna, pode induzir 40 vezes mais respostas robustas de anticorpos contra a variante Delta. A Moderna submeteu a vacina de reforço à Agência Europeia de Medicamentos.

Vacina COVID-19 de reforço da Moderna para proteção da variante Delta
Vacina COVID-19 de reforço da Moderna para proteção da variante Delta. Foto: DR

A empresa de biotecnologia, Moderna, especializada em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA), anunciou que submeteu a Agência Europeia de Medicamentos para a avaliação de uma dose de reforço da vacina Moderna COVID-19 (mRNA-1273) no nível de dose de 50 µg.

Stéphane Bancel, CEO da Moderna, referiu: “O estudo de Fase 2 alterado e análises adicionais mostram que uma dose de reforço de 50 µg da vacina COVID-19 induz respostas robustas de anticorpos contra a variante Delta”.

O estudo de Fase 2 da vacina mRNA-1273 foi alterado para oferecer uma dose de vacina de reforço de mRNA-1273 no nível de dose de 50 µg às pessoas ​​6 meses após a toma da segunda dose.

Os títulos de anticorpos neutralizantes diminuíram significativamente antes do reforço apos seis 6 meses. Uma dose de reforço de mRNA-1273 no nível de dose de 50 µg aumentou os títulos de neutralização significativamente acima do benchmark da Fase 3.

Após uma terceira dose, um nível semelhante de títulos neutralizantes foi alcançado em todas as faixas etárias, principalmente em adultos mais velhos (com 65 anos ou mais). O perfil de segurança após a terceira dose foi semelhante ao observado anteriormente para a segunda dose de mRNA-1273.

Uma análise adicional mostrou que uma dose de reforço de mRNA-1273 no nível de dose de 50 µg induziu respostas robustas de anticorpos e aumentou significativamente os títulos médios geométricos para todas as variantes de preocupação, incluindo variante Beta por 32 vezes, a Gamma em 43,6 vezes e a Delta em 42,3 vezes.